Projeto Intimação por uma boa causa

Compromisso com o social

 

Seguindo a orientação da nova OAB-Niterói, de lançar um olhar para o movimento comunitário da cidade, um grupo de advogados firmou parceria com empresas que desenvolvem propostas de responsabilidade social e colaboradores para abraçar uma causa inovadora, de auxílio às comunidades e instituições carentes.

Entre os projetos desenvolvidos pela Comissão de Ação Social, presidida por Fábio Marchisiello, está o "Intimação por uma Boa Causa", que consistia na doação de uma tonelada de alimentos à Associação de Amigos do Morro do Céu e Ititioca, distribuída entre 78 famílias catadoras de lixo no Aterro Sanitário do Caramujo, na Zona Norte da cidade.

Após a quarta doação, a Comissão efetuou alguns ajustes no projeto, com apoio dos empresários, firmando inicialmente parceria com Secretaria Municipal de Assistência Social, atendendo ao pedido de apoio da secretária Bárbara Toledo.

"A partir de setembro, não mais estaremos destinando os mantimentos para famílias cadastradas no Morro do Céu e Ititioca. Arrecadamos mensalmente 1200 quilos. Deste total, passaremos a doar 200 quilos para uma Casa de auxílio a crianças, instalada no aterro sanitário de Niterói, mantida por dona Editi, que faz um excelente trabalho social no local. Desta forma, continuaremos prestando auxílio à comunidade, que é muito carente, mas de uma forma mais igualitária. Os outros 1000 quilos serão doados, mensalmente,  para a Casa da Cidadania, no Centro, que serve de abrigo para a população de rua, e é mantida pela Secretaria Municipal de Assistência Social". Fábio Marchisiello lembra que a comissão e empresários parceiros da OAB neste projeto visitarão o abrigo, no próximo dia 19, às 16 horas. O programa será documentado pelo Canal 36, que fará reportagem destacando a parceria entre a OAB Niterói e a SMAS.

"Firmamos uma proposta com a secretaria por três meses, até que cadastremos outras instituições para receberem os alimentos. Nossa proposta é manter o compromisso com a creche comunitária até 2009 e diversificar as entidades que receberão mensalmente os 1000 quilos de mantimento, observando quesitos básicos de funcionalidade e legalidade das mesmas. Tentaremos fazer um planejamento para todo o ano de 2008, dando publicidade e nos afastando de questões de cunho político partidário", acrescenta Fábio Marchisiello destacando que o projeto da OAB conta ainda com o apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF), Fundação Raimundo Teixeira Mendes e da Agência Plus, na parte de publicidade.

A Comissão de Ação Social é composta ainda pelos advogados Antônio José Acceta Vianna, Felipe Fernandes (assessor jurídico da ONG Quintal da Casa de Ana), Genilson Garcia, Leila Schwambach, Oto Bahia, Paulo Alló Barros, Paulo Azevedo, Cássia Correa de Moura e Rita Rivello (presidente da ACHUAP-Associação dos Amigos e Colaboradores do Hospital Antonio Pedro), além dos colaboradores Eduardo Junqueira, Mário Eugênio Lopes (presidente da FAMNIT - Federação das Associações de Moradores de Niterói), Fernanda Leal e Silvinha (produtora da TV NET). E mantém parceria com as empresas e entidades doadoras Barrafor, Klahn, Conipar, Lojas Nippon, Ocean Boat Camorim, Unicred Niterói, Powemote Notebooks, Cartório Libotte 19º Ofício, Refrigerante Mineirinho, Prestomar Serviços Marítimos e Sofisticar Seguros. Outras empresas interessadas em aderir ao projeto podem procurar a OAB-Niterói, através dos telefones 2719-8470, 2621-4266 e ainda no e-mail: fgpm_adv@terra.com.br



intima