Noite de grandes homenagens na OAB Niterói nas comemorações dos 192 anos de fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil

A OAB Niterói comemorou os 192 anos de fundação dos cursos jurídicos no Brasil com uma noite de homenagens para ficar na história. Realizada no auditório da entidade, nesta quinta-feira, dia 8, a solenidade, conduzida pelo presidente Claudio Vianna, contou com a presença do presidente da Seccional OAB/RJ, Luciano Bandeira, seus diretores, bem como a diretoria e conselheiros da 16ª Subseção. Também presente a presidente da Subseção Pavuna da OAB/RJ, Fátima Lira. Coube ao ex-presidente da OAB Niterói (1992 a 1995) Orquinézio de Oliveira fazer o discurso de abertura.

A noite teve seu grande momento com a homenagem especial da atual diretoria a Antonio José Barbosa da Silva, em reconhecimento por sua atuação à frente da OAB Niterói por quatro gestões consecutivas (de 2007 a 2018). Diante de uma plateia que reuniu advogados, advogadas, personalidades do mundo jurídico e autoridades municipais, Luciano Bandeira e Claudio Vianna descerraram a foto do ex-presidente, que passa a compor a galeria da entidade junto a outros 11 ex-presidentes desde a fixação de Niterói como 16ª Subseção da OAB/RJ, em 1975 – antes era Seccional, por Niterói ser capital do antigo Estado do Rio de Janeiro. Ele também recebeu da entidade uma placa comemorativa "como baluarte dentre todos os advogados da 16ª Subseção, de todo o Estado do Rio e do Brasil".

"Nosso eterno presidente", exaltou Luciano Bandeira, ao lado de Claudio Vianna, no momento do descerramento da foto, diante de uma plateia emocionada, que aplaudiu de pé.

Durante a cerimônia também foram homenageados advogados, advogadas e funcionários da OAB Niterói. Outra homenagem especial foi para Janilson da Silva Rodrigues, engraxate que trabalha na porta do Fórum Trabalhista de Niterói e é muito querido e respeitado pelos advogados. Emocionado, ele agradeceu a lembrança e também foi muito aplaudido.

Os membros da diretoria da OAB/RJ presentes foram o diretor-tesoureiro Marcello Oliveira, o secretário-geral Álvaro Quintão e o secretário adjunto Fábio Nogueira. Toda a diretoria da OAB Niterói compareceu: o vice-presidente Elio Ferreira de Souza, a secretária- geral Eni Cezar de Campos Lima, o diretor-tesoureiro Ralph de Andrade, o diretor de Cultura e Eventos Marcelo Rei, o diretor executivo Hélio Considera, o corregedor Fabio Lucas e a secretária adjunta Helga Mansur.

Prestigiaram também a solenidade Marcelo Gomes Cruz, presidente da Afat, e a juíza do trabalho Maria Bernadete Barbosa da Silva, esposa de Antonio José. O jovem violinista Caio Costa Pereira Duarte Silva e o cantor Carlos Zenão de Oliveira, componente do Coral da OAB Niterói, abrilhantaram a noite. O cerimonial coube aos advogados Rosa Claudia da Silva Ribeiro e Hildebrando Afonso Filho.

(Fotos: Ulisses Franceschi)