Solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito da OAB Niterói

O advogado Guilherme Braga Filho, procurador-geral da OAB Niterói, foi o paraninfo da turma de novos advogados e estagiários de Direito que receberam carteiras na entidade. O orador foi Fernando Camargo Soares Neto, recém-graduado.

Realizada no Plenário José Danir Siqueira do Nascimento, no 11º andar da sede, a cerimônia é coordenada pela Comissão de Seleção e Inscrição, presidida por Elio Ferreira de Souza, vice-presidente da entidade, que neste evento representou o presidente Claudio Vianna, ausente devido a compromisso institucional.

Ao abrir a solenidade Elio Ferreira exaltou a vitória os novos advogados e estagiários de Direito: "Hoje é um dia de muita alegria para a OAB Niterói, pois estamos recebendo novos profissionais, o que para a instituição é motivo de muita alegria. Queremos fazer uma saudação aos pais e parentes dos novos advogados e estagiários de Direito. De certa forma, todos participam desta grande vitória que hoje celebramos nesta solenidade de entrega de carteiras. Este é um momento ímpar. Só para lembrar, atualmente apenas 25% dos graduados em Direito passam no exame da Ordem. Vocês são vitoriosos", declarou.

Após ser apresentado, o paraninfo Guilherme Braga Filho falou sobre as dificuldades para se formar e exaltou a advocacia: "O advogado (no sentido amplo) é o profissional que defende o Direito. O operador desta ciência tem uma função importantíssima na sociedade: zelar pelo bom cumprimento da lei, por uma sociedade justa, democrática e ajudar os mais fracos. Os novos advogados irão trabalhar, a partir de hoje, pela sociedade e para si", afirmou Guilherme Braga, completando: "Agora, o desafio que os senhores e nós temos pela frente é o da construção de uma sociedade mais solidária. Não por acaso, o legislador nos deu a nobre e árdua missão de defender a Constituição, a ordem jurídica, os direitos humanos e a justiça social, além de pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da Justiça, o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas."

Segundo Guilherme Braga, a Constituição é uma República democrática sem tréguas à delinquência, a quem quer que seja, dentro ou por sua defesa. "A moradia do Brasil democrático é o abrigo da Constituição. É lição do Estatuto da OAB e paradigma na Suprema Corte Brasileira. Essa sessão solene, palco privilegiado do qual me honra, que credencia os novos advogados, ganhará, a partir de hoje, novos e verdadeiros guerreiros pela defesa da democracia deste país", encerrou.

Representando a OAB Niterói também estiveram na cerimônia o diretor de cultura e eventos Marcelo Rei, o diretor executivo Hélio Considera, o conselheiro e relator da Comissão de Seleção e Inscrição Orlando Martins de Barros Filho; o conselheiro Ronaldo Vinhosa, Dilma Resende, presidente da Comissão de Fashion Law- Estudos em Direito da Moda; Karin Ferreira Rangel, presidente da Comissão de Apoio à Terceira Idade; Fernando Camargo Soares, delegado da Comissão de Defesa do Consumidor; e João Paulo Neiva, delegado da Comissão de Previdência e Assistência Social.

Foto: Ulisses Franceschi