Café Literário' da OAB Niterói recebe Robert Beserra para falar sobre 'Vendas, marketing e negociação na advocacia

A Comissão OAB Jovem da Subseção Niterói, presidida por Fernanda Lopes, promoveu mais uma edição do consagrado "Café Literário", tendo como expositor Robert Beserra, que abordou o tema "Vendas, Marketing e negociação na advocacia".

Num clima intimista, o advogado, empresário dos setores educacional e imobiliário nas empresas Lawyer Academy e Casa Brasil Negócios Imobiliários, palestrante e Coach, falou para uma entusiasmada plateia de advogados e estudantes de Direito. Ele relatou sua experiência na profissão e tirou dúvidas da plateia, sugerindo ideias para quem deseja construir uma carreira de sucesso.

Realizado na Livraria e Café Livro Etc., situado na lateral da sede da OAB Niterói, o encontro contou com a presença do presidente da entidade, Claudio Vianna, e o diretor-tesoureiro Ralph de Andrade.

"A Comissão OAB Jovem está de parabéns pelo evento e, principalmente, pela escolha de seus palestrantes. Hoje tivemos, mais uma vez, a prova de que a mira da Comissão está 100% certa. Ela trouxe, para nos brindar um expositor com um conteúdo importantíssimo para a vida profissional de cada advogado presente. Como foi dito aqui, o sucesso na advocacia não ocorre do dia para o outro. A ansiedade é a pior arma. O profissional do Direito tem que construir uma longa estrada, para obter sucesso e a certeza do dever cumprido", comentou Claudio Vianna agradecendo a presença do palestrante e dos presentes, em nome da OAB Niterói:

"Achei extremamente importante esta conversa descontraída, na qual o nosso expositor pôde passar sua experiência aos advogados de Niterói. Esperamos tê-lo novamente na Subseção", exaltou o presidente, lembrando: "Advocacia é um desafio diário", declarou Claudio Vianna.

"Estou muito feliz por ter recebido o convite da OAB Niterói, em especial da jovem advocacia, para participar deste encontro. Já tive a oportunidade de percorrer vários estados do país, ministrando este mesmo tema par mais de 40 mil advogados, em seccionais e subseções da Ordem. Seja na capital ou no interior, basta ter um advogado presente querendo aprender esse conteúdo inovador, que estarei lá, abordando 'vendas, marketing e negociação na advocacia'. Hoje, o advogado se forma e recebe a carteira da Ordem, mas não aprendeu a empreender e a advogar de fato. Nós nos formamos bacharéis. Fazemos a prova do Exame de Ordem, que não prepara para atuar. Só sabemos a teoria", comenta, acrescentando:

"Neste meio do caminho o advogado não aprendeu a conquistar o cliente, como fazer o seu marketing e negociar sem ferir o código de ética. Ele precisa utilizar técnicas de persuasão e vendas, o que pode assustar um pouco. Na realidade, nos vendemos a todo momento, seja em uma entrevista profissional ou na vida pessoal. O advogado que deseja obter sucesso precisa assimilar esta nova forma de atuação", atesta, desmistificando a crença de que o marcado da advocacia está saturado.

Segundo Robert, existe sim espaço no mercado de trabalho para os advogados que desejam viver da advocacia.

"O advogado precisa se posicionar e se aproximar do cliente usando com talento, habilidade e determinação as ferramentas que aprendeu na faculdade. Além disso, deve buscar uma relação mais humana, entender as necessidades do cliente, para poder conquistar e merecer defende-lo. É esta mensagem que passo nas minhas palestras, através do compartilhamento de minhas experiências", exalta Robert Beserra.

"Para Fernanda Lopes, o "Café Literário" realizado no mês de setembro foi muito enriquecedor:

"Ofereceu ao advogado formas de negociação na advocacia, sem ferir a ética. Esse formato de levar conhecimento através de um bate papo informal está agregando valor cada vez mais à vida do jovem advogado. Como já falei inúmeras vezes, fico muito feliz em poder contribuir com o início de carreira de todo jovem advogado e contar com grandes nomes da advocacia para participar desse momento. E que venha o próximo café literário!", elogiou a presidente da Comissão OAB Jovem.

Fotos: Claudio Fernandes