Caarj consolida proposta de atuação, prestando assistência à classe durante a pandemia de Covid-19

A Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj) tem como principal esfera prestar serviços e assistência à classe. E neste momento de crise mundial, por conta da pandemia da Covid-19, causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, juntamente com a OAB/RJ, não mediu esforços para atender a advocacia, sendo disponibilizados vários serviços assistenciais. As informações completas podem ser conferidas no site caarj.org.br.

Dentre eles podemos citar a realização de atendimentos psicossociais gratuitos via telefone, como forma de apoio a advogados, advogadas e familiares que se encontram fragilizados devido ao isolamento social.

Trata-se do projeto "Caarj ao seu Lado", que conta com a equipe de assistentes sociais do Núcleo de Assistência, com a equipe da Central de Protocolo e psicólogas voluntárias que promovem orientação e acolhimento a todos que estejam apresentando implicações psicológicas oriundas da quarentena e do isolamento social, seguindo as orientações mais adequadas de saúde para o momento.

Para ser atendido pelo serviço, o interessado deve se inscrever de segunda a sexta-feira, de 10h às 16h, através da Central de Atendimento, que atende exclusivamente por WhatsApp, no número (21) 2730-6525 ou pelo e-mail falecomacaarj@caarj.org.br. A equipe responsável realizará uma triagem dos casos conforme a necessidade e entrará em contato para prosseguir com o atendimento.

Fisioterapia Respiratória

A Caarj também garantiu o atendimento gratuito no serviço de Fisioterapia Respiratória Online da Universidade Veiga de Almeida (UVA) para advogados e advogadas de todo o Estado do Rio de Janeiro.

O projeto é realizado pelo Grupo de Reabilitação Pulmonar da UVA, criado para assistir pacientes em recuperação da doença causada pelo novo Coronavírus, via atendimento online, realizado por professores e estagiários do Laboratório de Pesquisa em Reabilitação Pulmonar da universidade.

A fisioterapia respiratória é um tratamento indicado para pacientes que apresentaram sintomas graves da doença, inclusive com passagem pela Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e para pacientes que apresentaram quadros brandos, mas que não se sentem tão dispostos e ativos quanto antes.

Para ser atendido pelo projeto, é necessário entrar em contato com o Núcleo Assistência da Caarj, pelo telefone (21) 98894-9305 ou e-mail falecomacaarj@caarj.org.br, de segunda a sexta-feira, de 10h às 16h.

Missão Covid

A Caarj apoia o Missão Covid, uma plataforma digital criada por médicos de São Paulo para prestar Teleorientação Médica, gratuita, direcionada para atendimento aos pacientes com sintomas de Coronavírus.

O Missão Covid ajuda a reduzir as longas filas encontradas em hospitais e pronto-atendimentos, além de evitar a exposição de pacientes e médicos a uma possível contaminação que poderia ter sido evitada se a pessoa estivesse permanecido em casa.

Para receber a Teleorientação, o paciente deve se inscrever no site www.missãocovid.com.br e agendar sua consulta para as orientações de um médico/a voluntário/a do projeto.

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #cfoab @caarj_oab