Presidente Claudio Vianna empossa Comissão de Direito da Criança, Adolescente e Adoção da OAB Niterói

Felipe Fernandes assume a presidência da Comissão de Direito da Criança, Adolescente e Adoção da OAB Niterói, durante palestra sobre "Visibilidade das Crianças Acolhidas", comandada pelo presidente Claudio Vianna, com a participação dos expositores Sávio Bittencourt, procurador do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e Bárbara Toledo, fundadora do Quintal de Ana.

"A OAB Niterói, diante da importância do tema e dos debates, institui neste momento a Comissão de Direito da Criança, Adolescente e Adoção. Considero que os temas que serão discutidos ao longo da nossa gestão são de grande importância e, muitas vezes, não debatidos pela sociedade em razão da falta de conhecimento e de notoriedade. É essa a função da nossa Comissão: servir de verdadeira tradutora da complexidade do tema e de sua importância para a sociedade, que precisa entender como funciona o mecanismo da adoção, quais as grandes dificuldades. Este será o desafio", exaltou Claudio Vianna.

Ao assumir a presidência da Comissão, Felipe Fernandes destacou a sensibilidade da atual diretoria da entidade de inserir a palavra Adoção na nova Comissão. Trata-se de um tema importantíssimo para a sociedade, em um momento de tanta dificuldade e desmonte das redes protetivas e dos Conselhos que tratam da criança e do adolescente. Temos muitas dificuldades em nível federal, estadual e municipal, nos poderes Judiciário e Legislativo, mas vamos à luta", declarou destacando e agradecendo a presença da advogada Silvana do Monte Moreira, presidente da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB/RJ, acrescentando:

"Isso nos mostra a importância de nossa cruzada por nossas crianças e adolescentes e pela saída viável da nova cultura de adoção, no sentido de que se trata de um tipo de filiação de primeira classe. Independentemente se são filhos biológicos ou adotados, todos serão filhos se forem criados com amor e tratados com igualdade. Se isso acontecer, pais nós seremos, e filhos eles serão, ligados pelo carinho e afeto".

Felipe Fernandes ainda lembrou que atualmente existem cerca de 50 mil crianças e adolescentes vivendo em instituições de acolhimento no Brasil, quase duas mil no Estado do Rio.

"É de significativa importância a OAB Niterói entrar na luta para que cada criança e adolescente brasileiro tenha direito a viver em família".

Além do presidente, tomaram posse os seguintes delegados: Ana Carla Vargas Lopes Ferraz Del Picchia, Christiane Soares de Souza Barbosa, Daniele Cosendey Collier de Oliveira Pereira, Júlia Silva Fernandes de Lima, Ludmila Coelho Miranda, Marcel Maciel da Veiga Macedo e Maria José Paz Dantas Fernandes de Lima.