Solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito na OAB Niterói teve juiz Alexandre Scisínio como paraninfo

O juiz Alexandre Eduardo Scisínio, da 9ª Vara Cível e diretor do Fórum Estadual de Niterói, foi o paraninfo da turma de novos advogados e estagiários de Direito que receberam carteiras na OAB Niterói. A oradora foi a recém-graduada Cláudia Raquel da Mota Guido.

Realizada no Plenário José Danir Siqueira do Nascimento, no 11º andar da sede, a cerimônia é coordenada pela Comissão de Seleção e Inscrição, presidida por Elio Ferreira de Souza, vice-presidente da entidade.

Ao abrir a solenidade, o presidente Claudio Vianna exaltou o triunfo dos novos advogados e estagiários:

"Trata-se de um dia de grande alegria para a OAB Niterói, porque estamos recebendo em nossos quadros novos advogados e estagiários. É um dia também de comemoração e de reconhecimento pelo esforço, competência e vitória alcançada. Temos que reconhecer que os advogados que aqui estão são vencedores e merecem nossos aplausos. Há alguns anos vocês escolheram a profissão de bacharel em Direito. Para isso, ingressaram na faculdade e percorreram longos cinco anos de estudo, dedicação, indecisão, alegrias e decepções. E após a conclusão do curso, ainda tiveram que passar no seletivo exame da Ordem. Mas hoje são vitoriosos, pois venceram todas as batalhas e estão aptos para iniciar o exercício da profissão. Parabéns também aos familiares. Aos estagiários, continuem nesta luta, pois em breve serão recompensados. Sucesso a todos!"

O presidente da OAB Niterói também fez questão de exaltar o talento e o profissionalismo do juiz Alexandre Scisínio.

"Temos a honra de receber como paraninfo da turma o excelentíssimo senhor juiz de Direito Alexandre Scisínio. Trata-se de uma figura ímpar. Ao tomar conhecimento do seu currículo, pudemos constatar que se trata de um juiz de carreira, que nunca se omitiu no trabalho. Nós, advogados de Niterói, nos orgulhamos de ter como titular da 9ª Vara Cível desta comarca um magistrado da qualidade do Dr. Scisínio. E também não poderia ser diferente, porque é filho do competente e respeitado advogado Alaor Eduardo Scisínio, conhecido por seu carisma e honra", declarou Claudio Vianna.

Alexandre Scisínio saudou o presidente e todos os presentes, lembrando que a 16ª Subseção da OAB/RJ é a maior do Brasil.

"Participei desta Subseção, inscrito como acadêmico e como advogado. Aqui frequentei deste garoto, acompanhando meu pai, Alaor Scisínio, e por isso me sinto em casa. É com grande prazer e orgulho que agradeço por ter sido escolhido para paraninfar esta turma de novos advogados e estagiários de Direito. Dirijo-me à nova geração de advogados: este momento, principalmente para os advogados, é um momento que se inicia; o passado da faculdade ficou para trás; a emoção que sentem hoje é ímpar; vocês estão aptos para defender os cidadãos. É claro que enfrentarão dificuldades, mas virão as conquistas. Estamos aqui para reconhecer esse valor. Nem sempre teremos o apoio dos familiares. Em certos momentos da vida precisaremos caminhar sozinhos e precisamos nos preparar para isto", declarou o juiz, acrescentando:

"O Direito é dinâmico. O advogado precisa estar sempre se atualizando e se adaptando às novas leis e preceitos jurídicos. Esse é o desafio que vocês terão pela frente. Devem se debruçar sobre essas inovações. Sejam alegres e respeitados na profissão que escolheram. Sejam atendidos com dignidade. Infelizmente, nem todos estão preparados para esta nova dinâmica. Sucesso para todos vocês".

Representando a OAB Niterói, também estiveram na cerimônia o diretor-tesoureiro Ralph de Andrade, o diretor de Cultura e Eventos, Marcelo Rei, o diretor executivo Hélio Considera, a conselheira e relatora da Comissão de Seleção e Inscrição Tereza Cristina Vilas Boas, os conselheiros Ronaldo Vinhosa, Lidmar Sanchez Rabello e Eduardo Guimarães Martins Pereira, Patrícia Jardim, delegada da Comissão "Fashion Law", e Marlon Guimarães, secretário da Comissão OAB Jovem.

Fotos: claudiofernandesfotografia