Solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito na OAB Niterói teve como paraninfo Michel Saad

O consagrado advogado Michel Saad, ex-conselheiro e ex-presidente das Comissões de Direitos Humanos e de Direito de Família na gestão de Antonio José Barbosa da Silva, foi o paraninfo da turma de novos advogados e estagiários de Direito que receberam carteiras na OAB Niterói. A solenidade teve como orador o recém-graduado Michel Salim Saad, neto do paraninfo.

Realizada no Plenário José Danir Siqueira do Nascimento, no 11º andar da sede, a cerimônia é coordenada pela Comissão de Seleção e Inscrição, presidida por Elio Ferreira de Souza, vice-presidente da entidade, e contou com as ilustres presenças de Beto Saad, secretário municipal do Idoso, que fez questão de prestigiar o grande dia do filho, e da professora Marlene Salgado de Oliveira, reitora da Universo, muito honrada ao ver a neta, Gabrielle Piaz Salgado de Oliveira, receber a carteira da Ordem.

Ao abrir a solenidade, o presidente Claudio Vianna exaltou o triunfo dos novos advogados e estagiários:

"Hoje é um dia de festa para a OAB Niterói, porque estamos recebendo em nossos quadros novos advogados, advogadas e estagiários. É um dia também de comemoração e de reconhecimento pelo esforço, competência e vitória alcançada. Temos que reconhecer que no mínimo há cinco anos vocês fizeram a escolha pelo Direito. Para isso, ingressaram na faculdade e percorreram longos anos de estudo, dedicação, indecisão, alegrias e decepções. E após a conclusão do curso, ainda tiveram que passar no seletivo exame da Ordem", declarou completando:

"Mas hoje são vitoriosos, pois venceram todas as batalhas e estão aptos para iniciar o exercício da profissão. A aprovação no exame de Ordem é um motivo de grande reconhecimento da competência de cada um de vocês. Sabemos que não é uma prova fácil. Atualmente, somente 25% são aprovados. Parabéns também aos familiares. Aos estagiários, continuem nesta luta, pois em breve serão recompensados. Sucesso a todos".

O presidente da OAB Niterói também fez questão de louvar o talento e o profissionalismo do advogado Michel Saad:

"Mais do que uma figura extraordinária, Michel Saad é o que costumo dizer, o manual de cabeceira que não só o advogado deve ter a seu lado, mas todo ser humano. Ele tem um legado de serviços prestados não só à instituição da OAB, mas à sociedade. Recebê-lo nesta solenidade é um momento de grande emoção para a OAB Niterói e para mim. Desde novo, quando eu ainda nem pensava em estudar Direito, já o apreciava. E hoje a tradição se faz presente nesta cerimônia, na qual ele terá o prazer de entregar a Carteira da Ordem ao neto, que também leva seu nome, e na presença de seu filho, Beto Saad. Graças a Deus, a vida é feita de emoção e acontecimentos", exaltou Claudio Vianna, passando a palavra ao paraninfo.

Michel Saad agradeceu o convite, dignificou a profissão de advogado e aconselhou os novos profissionais:

"Agradeço o convite do Dr. Claudio Vianna para ser o paraninfo desta turma. Por herança e brilhantismo, ele é um exemplo para nossa classe. Primeiramente, quero cumprimentar os formandos, os novos colegas, que agora farão parte da maior instituição do Brasil, que é a Ordem dos Advogados. Quero, também, me dirigir à diretoria da OAB Niterói e aos integrantes desta mesa. Em especial, à professora Marlene Salgado de Oliveira, que hoje dirige a Universo. Ela foi a melhor aluna de latim do curso clássico do Colégio Nilo Peçanha, onde lecionei", declarou, acrescentando:

"A profissão de advogado é uma das mais antigas, com uma missão nobre. Requer dedicação e lealdade ao cliente. O advogado vence pela credibilidade e a cultura. É necessário ter seriedade, muito estudo e estar sempre atualizado. Jamais abandonem os livros, pois neles vocês aprendem a redigir. A expectativa do novo advogado continua. Sucesso a todos vocês nesta caminhada. Insistam e sejam úteis à sociedade", declarou.

Marlene Salgado também fez questão de agradecer o convite e aconselhou:

"Estudem e enfrentem os desafios de cabeça erguida. Esses são os jovens que eu quero ver defendendo a sociedade. Com ética, dignidade, profissionalismo e competência. Muito obrigada à direção da OAB Niterói por me convidar para esta importante solenidade. Foi um grande prêmio para mim. Parabéns aos formandos. Não esqueçam o nosso país, aqui é que devemos atuar, com defesas perfeitas e estudadas. Vocês começam hoje uma bela história", falou emocionada.

Representando a OAB Niterói, também estavam na cerimônia o diretor-tesoureiro Ralph de Andrade, o diretor de Cultura e Eventos Marcelo Rei, o diretor executivo Hélio Considera, a conselheira e relatora da Comissão de Seleção e Inscrição Tereza Villas Boas, o conselheiro Ronaldo Vinhosa, o corregedor geral Fabio Lucas, o assessor da presidência Márcio Aleluia, e Cintia Asevedo, presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal da entidade, que foi homenageada como ex-professora dos novos advogados, além do advogado Wilson Roberto Duarte.

Fotos: claudiofernandesfotografia