OAB Niterói empossa a Comissão Especial de Governança e 'Compliance'

Fabiano Martins Ribeiro tomou posse como presidente da nova Comissão Especial de Governança e "Compliance" da OAB Niterói. Realizada no gabinete da entidade, a solenidade foi conduzida pelo presidente Claudio Vianna, com a presença do diretor-tesoureiro Ralph de Andrade. Presente como convidado especial o advogado, contabilista e corretor de imóveis Arilzo Pessanha Ribeiro, pai do novo presidente.

Ao abrir a cerimônia, Claudio Vianna destacou a importância dessa Comissão:

"Vocês, mais do que ninguém, sabem da importância da Comissão de Governança e 'Compliance'. Trata-se de uma matéria nova e pouco conhecida para os operadores do Direito, mas que vem agregar muito ao nosso trabalho na OAB Niterói. Convenceram-me a instituir a Comissão com fundamentos e total razoabilidade. Ela precisa ser mais debatida e divulgada, para que mais profissionais da área possam usufruir deste conteúdo".

Claudio Vianna ainda destacou o orgulho de receber Arilzo Pessanha Ribeiro na OAB Niterói:

"Para mim, hoje, esta solenidade se torna ainda mais importante, porque darei posse a Fabiano Martins Ribeiro, filho do grande profissional Arilzo Ribeiro. Ele é merecedor de todas as honrarias e homenagens que esta Casa pode prestar ao advogado militante de nossa cidade, de renome e muito conhecido. Mas ainda prefiro me distanciar da sua vida profissional para falar sobre o carinho pessoas que tenho por ele. Esse carinho nasceu ainda quando eu era muito jovem e comecei a trabalhar como office-boy no escritório do meu pai. Cresci subindo aquele elevador e vendo Dr. Arilzo trabalhar em seu escritório do 4º andar. Foram anos de luta, trabalho e sucesso. Para mim, este momento é extremamente oficial, pois tenho a honra de dar posse a seu filho".

Fabiano Ribeiro também fez questão de destacar a alegria de assumir tão importante Comissão:

"Por se tratar de leis jovens e suas aplicabilidades, a OAB de Niterói acolheu a proposta da criação desta Comissão para estudar e discutir sobre casos, normas e princípios, promover cursos, seminários, além de propor medidas, mantendo até mesmo intercâmbios e convênios com órgãos públicos e entidades diversas, a fim de divulgar e viabilizar meios para atendimento aos advogados e demais cidadãos que busquem mais informações a respeito destes assuntos".

Ele acrescentou:

"A título de esclarecimento e como início de estudo para os que se interessarem, 'compliance' significa estar de acordo, obedecer, comprometer-se com a integridade, possuir a função de monitorar e assegurar que todos os envolvidos com determinada instituição estejam cientes e de acordo com as normas de conduta da empresa. E governança é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, diretoria, órgãos de controle. E esta Comissão Especial vai cuidar das leis inerente ao combate à corrupção, suborno, lavagem de dinheiro e terrorismo".

Tomaram posse também os delegados Bruna Cavalcante, Cristiane Borges Villela, Débora Rodrigues Costa Oliveira, e os colaboradores Antônio Carlos Martins Correia e Carliani Scneffer.