Solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito na OAB Niterói teve como paraninfo Marcelo Gomes Cruz

Os novos advogados e estagiários de Direito que receberam carteira na OAB Niterói tiveram como paraninfo de turma o advogado Marcelo Gomes Cruz, presidente da Associação Fluminense dos Advogados Trabalhistas (Afat) e ex-conselheiro da OAB Niterói. O orador foi João Porto de Souza Neto.

Realizada no Plenário José Danir Siqueira do Nascimento, no 11º andar da sede, a cerimônia é coordenada pela Comissão de Seleção e Inscrição, presidida por Elio Ferreira de Souza, vice-presidente da entidade, que nesta edição conduziu o importante evento.

Ao abrir a solenidade, o vice-presidente Elio Ferreira exaltou o triunfo dos novos advogados e estagiários.

"Hoje é um dia de comemoração e de reconhecimento pelo esforço, competência e vitória alcançada por todos vocês que nesta data recebem a carteira da Ordem. Queremos parabenizá-los. Temos que reconhecer que os advogados e advogadas que aqui estão são vencedores e merecem nossos aplausos. Além dos cinco anos de faculdade, ainda tiveram que passar no exame da Ordem. Destaco que, atualmente, apenas 25% são aprovados; mais um motivo de comemoração. Vocês hoje são vitoriosos, pois venceram todas as batalhas e estão aptos para iniciar o exercício da profissão. Parabéns também aos familiares! Aos estagiários, continuem nesta luta, pois em breve serão recompensados. Sucesso a todos!", declarou Elio Ferreira, homenageando os pais e demais familiares dos compromissandos e destacando a presença de Carlos Alberto Lima de Almeida, ex-presidente da ESA Niterói, cujo filho estava entre os que receberam a carteira de advogado.

O vice-presidente também fez questão de exaltar o talento, o profissionalismo e conhecimento do paraninfo.

Marcelo Cruz agradeceu a indicação e declarou, desejando sucesso a todos:

"É com muita alegria que recebi o convite para ser o paraninfo desta turma, principalmente pela oportunidade de recordar o dia em que recebi minha carteira da Ordem. Trata-se de um momento muito importante e único para os novos advogados e advogadas. Recebi minha carreira das mãos do respeitado advogado Nilo Batista e jamais esqueci este dia. Como nosso vice-presidente já disse, hoje é um momento de felicidade e realização. Vocês percorreram um longo caminho e hoje estão sendo compensados, lembrando que muitos colegas ficaram pelo meio do caminho. A formatura é o ápice para o acadêmico e aqui complementamos esta conquista. É o primeiro passo para a vida profissional. A partir de hoje têm uma responsabilidade enorme. Além de tudo, devem zelar pelo bom nome da OAB. Nossa instituição está sempre aberta a todos os advogados. Está aqui para abraçar vocês nas dificuldades que vão enfrentar durante o exercício da profissão. Inclui-se aí a questão da violação das prerrogativas. Jamais esqueçam dos direitos e deveres dos advogados e pensem no colega como um amigo".

Representando a OAB Niterói, também estiveram presentes na cerimônia o diretor-tesoureiro Ralph de Andrade, o diretor executivo Hélio Considera, os conselheiros Ronaldo Vinhosa e Orlando Martins de Barros Filho, que também é relator da Comissão de Seleção e Inscrição; os advogados Pedro Genn e Carlos Alberto Lima de Almeida, ex-diretor da ESA Niterói e ex-presidente da Comissão da Direito Educacional da entidade.

Fotos: claudiofernandesfotografia