OAB Niterói assina convênio com Fundação Municipal de Educação e Secretaria de Educação para o projeto 'OAB e Educação - Juntos pela Construção de Paz e Cidadania'

A OAB Niterói assinou convênio nesta quarta-feira com a Fundação Municipal de Educação e a Secretaria de Educação de Niterói, para a viabilização do projeto "OAB e Educação – Juntos pela Construção de Paz e Cidadania", elaborado pela Comissão OAB Vai à Escola. O objetivo é realizar palestras e debates sobre temas relacionados à cidadania e direitos humanos para alunos e profissionais da rede municipal de Educação de Niterói.

O convênio foi firmado pelo presidente Claudio Vianna, tendo à frente a presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Alcilene Ferreira de Mesquita; Bruno Ribeiro, presidente da Fundação Municipal de Educação, e Flavia Monteiro de Barros Araújo, secretária de Educação de Niterói.

"Para a OAB Niterói é muito importante a celebração deste convênio, pois seguimos com nossa missão na defesa dos direitos sociais, focados em auxiliar, em especial, na construção da paz e da cidadania, projeto que será conduzido pela nossa Comissão presidida pela Dra. Alcilene Mesquita", declarou Claudio Vianna.

O presidente da Fundação Municipal de Educação também manifestou sua satisfação com o novo convênio:

"É de extrema valia a celebração do convênio entre a Fundação Municipal de Educação e a Ordem dos Advogados do Brasil/ Niterói, referente à realização desse projeto, que terá palestras e debates sobre temas relacionados à cidadania e direitos humanos para alunos e profissionais".

A secretária Flávia Monteiro elogiou a iniciativa:

"Os temas abordados no projeto OAB e a Educação - Juntos pela Construção da Paz e da Cidadania são de significativa relevância para a escola na promoção de reflexões quanto à importância dos direitos humanos e da cidadania. Acreditamos que o desenvolvimento da proposta possa contribuir para consolidar um projeto pedagógico que afirma a educação antirracista e que defende uma sociedade democrática, plural e inclusiva. Buscamos, assim, fortalecer a formação para a cidadania comprometida com a justiça social, respeito às instituições e diligente com a mediação de conflitos", afirmou.

Alcilene Mesquita, presidente da Comissão OAB Vai à Escola, que elaborou o projeto, fala sobre a importância da assinatura do convênio:

"Com muita alegria que a OAB Niterói, através da Comissão OAB Vai à Escola, formalizou com a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói convênio que de forma institucional tem como proposta a implementação desse projeto, cujo objetivo central é promover a reflexão e o debate no âmbito escolar sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania, através de palestras a serem ministradas por advogados voluntários ou convidados nas salas de aula."

Segundo ela, a escola como um espaço democrático deve oportunizar conhecimentos relacionados a temas como ética e cidadania. Nesse diapasão, sua contribuição se torna de extrema relevância, com ações reflexivas que ajudem a criança e o jovem a construírem sua própria escala de valores, levando-os a pensar que é possível mudar situações quando valores humanos básicos se fazem presente.

"Um dos maiores desafios atuais da escola é contribuir para a formação integral de seus alunos, incluindo-se aí as questões referentes ao exercício pleno da cidadania. A educação tem por objetivo o desenvolvimento integral do ser humano nas suas dimensões ética, social e política, preservando sua dignidade e orientando-o nas ações perante a sociedade", explica, completando:

"A escola, pela sua dinâmica e organização, se constitui numa prática social complexa, permeada de conflitos de valores e posturas éticas, sendo necessário, portanto, incitar reflexões sobre o tipo de educação que devemos construir com as novas gerações. Educar, portanto, é também educar os hábitos, atitudes e valores baseados no princípio de respeito ao outro."