Solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito na OAB Niterói teve como paraninfo Valdir Costa

A turma de novos advogados e estagiários de Direito que receberam carteira na OAB Niterói teve como paraninfo o advogado Valdir Costa, ex-conselheiro e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da entidade na gestão de Antonio José Barbosa da Silva. O orador foi Luiz Claudio de Oliveira Cunha.

Realizada no Plenário José Danir Siqueira do Nascimento, no 11º andar da sede, a cerimônia é coordenada pela Comissão de Seleção e Inscrição, presidida por Elio Ferreira de Souza, vice-presidente da entidade.

Ao abrir a solenidade, o presidente Claudio Vianna exaltou o triunfo dos novos advogados e estagiários que estavam para receber suas carteiras.

"Trata-se de um dia de grande alegria para a OAB Niterói, porque estamos recebendo em nossos quadros novos advogados e estagiários. É um dia também de comemoração e de reconhecimento pelo esforço, competência e vitória alcançada. Temos que reconhecer que os advogados que aqui estão são vencedores e merecem nossos aplausos. Há alguns anos vocês escolheram a profissão de bacharel em Direito. Para isso, ingressaram na faculdade e percorreram longos cinco anos de estudo, dedicação, indecisão, alegrias e decepções. E após a conclusão do curso, ainda tiveram que passar no seletivo exame da Ordem. Mas hoje são vitoriosos, pois venceram todas as batalhas e estão aptos para iniciar o exercício da profissão. Parabéns também aos familiares! Aos estagiários, continuem nesta luta, pois em breve serão recompensados. Sucesso a todos!", declarou Claudio Vianna, pedindo uma salva de palmas para os novos advogados e estagiários.

O presidente da OAB Niterói também fez questão de exaltar o talento e o profissionalismo do advogado Valdir Costa, paraninfo da turma:

"Estamos recebendo hoje um convidado ilustre. Um advogado militante, estudioso da matéria, mas acima de tudo um profissional que está sempre à disposição desta Casa para dividir seu conhecimento. Só a leitura do seu currículo já dá para perceber quantos serviços ele já prestou a esta Casa e à sociedade niteroiense. Ele foi conselheiro da OAB Niterói e é figura muito querida. Inclusive, na semana passada, lançou em nosso Salão Nobre seu novo livro, 'Acordo entre o Brasil e a Santa Sé – Consequências Jurídicas', editado pela Comunità".

Valdir Costa agradeceu à OAB Niterói pela indicação como paraninfo, lembrou sua escolha pela advocacia, o início de carreira e aconselhou os novos advogados e estagiários, citando a importância do jurista Teixeira de Freitas para a consolidação do Direito no Brasil:

"Sua obra constitui objeto de profundos estudos acadêmicos até os dias de hoje, no Brasil e no exterior. Ele escreveu o 'Esboço do Código Civil' para o Império do Brasil, encomenda feita pelo Imperador Dom Pedro II. Chamou de esboço, pois acreditava que faltava ainda muito para torná-lo um código. Apesar de não ter sido diretamente utilizada no Brasil, a obra inspirou trabalhos posteriores no país, tal como o que resultou no Código Civil de 1916, de Clóvis Beviláqua, que vigorou até 2002", lembrou Valdir Costa, que é professor da UFF.

Aos novos advogados e estagiários Valdir Costa aconselhou:

"Não esmoreçam diante das dificuldades do início de carreira. Encarem os desafios e persistam, pois a realização terá um sabor especial. E jamais deixem de estudar".

Ao encerrar a cerimônia, o presidente desejou sucesso, perseverança e fé aos novos advogados e estagiários.

Representando a OAB Niterói, também estiveram presentes na cerimônia o diretor-tesoureiro Ralph de Andrade, o diretor executivo Hélio Considera, o assessor da presidência Márcio Aleluia, o presidente da Comissão Especial de Assuntos Tributários, Márcio Tributarista e o conselheiro Manoel de Freitas Martins.

Fotos: claudiofernandesfotografia