Afat empossa nova diretoria em cerimônia no Auditório da OAB Niterói, com grandes expoentes da advocacia trabalhista do Estado do Rio e nacional

A nova diretoria da Associação Fluminense de Advogados Trabalhista (Afat), que teve quatro gestões consecutivas presididas por Marcelo Cruz, tomou posse nesta terça-feira, dia 28, em solenidade histórica, realizada no auditório da OAB Niterói, com a participação do presidente da Casa, Claudio Vianna.

A grande noite contou com a presença de conceituados nomes da advocacia do Estado do Rio de Janeiro e do país, como as presidentes da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Alessandra Camarano, e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, além de Donatila Bertola Rodrigues Rêgo, representando a Associação Tocantinense de Advogados Trabalhistas (Atat).

O importante evento marca uma nova fase para a advocacia fluminense, com a união entre a Afat e OAB Niterói, cujos presidentes, Cesar Doria e Claudio Vianna, já estão caminhando juntos no enfrentamento das dificuldades trabalhistas que existem no momento no país.

Marcello Oliveira, tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ, representou o presidente da Seccional, Luciano Bandeira. Marisa Gaudio, vice-presidente da Caarj, falou em nome do presidente dessa entidade, Ricardo Menezes. Os presidentes da OAB São Gonçalo, Eliano Enzo; e de Itaboraí, Lauro Mattos, também fizeram questão de cumprimentar a nova diretoria.

Entre outros grandes expoentes na cerimônia destacam-se o ex-presidente da OAB Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, acompanhado de sua esposa, a juíza do Trabalho Maria Bernadete Barbosa da Silva, e Vargas Vila; os desembargadores do TRT Ivan Alemão e Jorge Orlando Ramos, este representando o presidente do TRT/RJ, José da Fonseca Martins Junior.

A Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat) esteve representada pelo presidente Alexandre França Bastos e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra 1), pela juíza Roberta Lima Carvalho, titular da 1ª Vara do Trabalho de Niterói.

"Agradeço imensamente a presença de todos. A advocacia fluminense e nacional está aqui muito bem representada. Este momento que estamos passando merece um movimento de resistência ao desmonte do estado democrático de direito. A advocacia, como outros segmentos sociais, está sofrendo contínuo ataques às suas garantias constitucionais. As prerrogativas da categoria em sua maioria não estão sendo respeitadas. As reformas que foram realizadas, com certeza, não deram o resultado propagandeado, em especial a reforma trabalhista. Desta forma, a Afat vem se juntar a outras associações e à OAB para cumprir seu papel em defesa da advocacia em geral", exaltou o novo presidente da Afat, Cesar Doria.

Claudio Vianna também fez questão de destacar a união das duas associações em prol da advocacia:

"Os percalços que estamos enfrentando em nossa advocacia, principalmente na trabalhista, não permitem divisões. Temos que nos unir em um único coro para defender a Justiça do Trabalho. Estamos confiantes e seguiremos juntos".

A presidente da Abrat fez um discurso convocando todas as instituições a se unirem com a palavra de ordem "resistência":

"Temos o verdadeiro compromisso com a defesa das instituições democráticas e dos direitos fundamentais. Conclamamos a sociedade, as instituições democráticas, as entidades de classe, os movimentos sociais, que estejamos mobilizados em conjunto para o desenvolvimento de ações que tenham por objetivo a resistência a toda e qualquer forma de desmantelamento da ordem jurídica do estado democrático".

A nova diretoria da Afat é composta pelos seguintes advogados: presidente, Cesar Augusto Doria dos Reis; vice-presidente, Cristina Targino Paiva; secretário geral, Nilson Henrique de Magalhães Santos; tesoureiro, Daniel Melo Vargas; diretor social, José Carlos Araújo; diretor de esporte, Marcelo Antonio de Paulo Reis; representação na Abrat, Aderson Bussinger de Carvalho; diretora da Escola Superior, Ana Paula Araújo.

Os novos conselheiros são: Anibal Bruno Neto, Clarissa Costa Carvalho, Heraldo Carvalho da Silveira, Paulo Henrique Machado, Luciano Elias Klinski, Luciano Bandeia de Tolla, Patrícia Marinho de Araújo Seixas, Roberto Ferreira Andrade, Vera Maria de Freitas Alves.

Foto: Adhemir Rebello