Patrícia Jardim Carvalho, presidente da Comissão de Empreendedorismo da OAB Niterói, é paraninfa da turma de novos advogados e estagiários de Direito

Novos advogados e estagiários de Direito receberam carteira na OAB Niterói nesta segunda-feira, dia 10, em solenidade que teve por paraninfa a advogada Patrícia Jardim Carvalho, presidente da Comissão de Empreendedorismo.

Realizada no Plenário José Danir Siqueira do Nascimento, no 11º andar da sede, a cerimônia é coordenada pela Comissão de Seleção e Inscrição, presidida por Elio Ferreira de Souza e vice-presidente da entidade.

Ao abrir a solenidade, após a execução do Hino Nacional, o presidente Claudio Vianna parabenizou a todos pela conquista depois de anos de estudos, de sacrifícios, até chegar a esse grande dia:

"É um prazer recebê-los na Casa do Advogado, na Casa do Povo, e hoje, para a OAB Niterói, é um dia de felicidade, de alegria, porque estamos recebendo os novos advogados, advogadas, estagiários e estagiárias que vão compor nossos quadros. Posso dizer, com toda convicção, que vocês aqui presentes para receber sua credencial para o exercício da advocacia são vitoriosos e competentes".

O presidente também ressaltou o apoio dos familiares, muitas vezes mediante sacrifícios para custear esses estudos, e pediu uma salva de palmas para eles. Em seguida, lembrou que é costume convidar sempre um advogado ou advogada para falar aos novos profissionais e estagiários, desta vez sendo Patrícia Jardim Carvalho, a qual fez sua saudação.

"É com muita alegria que atendo o convite do presidente Claudio Vianna para estar aqui nesta solenidade. Minhas palavras de júbilo e alegria serão com chamada à responsabilidade. Quero falar em especial aos estagiários, que passam a exercer suas atividades pautadas na ética. A jornada não é fácil, exige muito amor e dedicação, mas permite atingir nossos objetivos. Aconselho a nunca fraquejar e sempre se capacitar", disse ela, e leu um trecho da "Oração aos Moços", famoso discurso do jurista Ruy Barbosa escrito para paraninfar os formandos da turma de 1920 da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo.

Na chamada nominal para entrega do respectivo certificado, uma ressalva de Elio Ferreira: "Temos hoje aqui 28 novos advogados e estagiários, mas as mulheres estão se tornando a maioria na profissão, e isso em todo o Brasil. Hoje, por exemplo, dos 28 compromissandos, 19 são mulheres, e apenas nove homens. Então, nada mais justo do que começarmos a chamada hoje por elas". No que foi muito aplaudido pelos presentes. E acrescentou: "Em todo o país, elas já são 53% da advocacia".

Estiveram presentes na cerimônia e também compuseram a mesa de trabalhos: o diretor-tesoureiro Ralph de Andrade, o diretor executivo Hélio Consídera, o assessor da presidência Márcio Aleluia, os presidentes da Comissão de Igualdade Racial, Ricardo de Oliveira Rodrigues, e de Apoio à Terceira Idade, Karin Ferreira Dias Rangel, e o conselheiro e relator da Comissão de Ética e Disciplina Ronaldo Vinhosa.

Fotos: Ulisses Franceschi