OAB Niterói comemora o Dia Internacional da Mulher com palestra e homenagens na sede da entidade

A Comissão OAB Mulher de Niterói, presida por Helga Lise Mansur, promoveu importante evento na noite desta quarta-feira para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Houve palestra com o tema "Reestruturação das políticas sociais da vítima de violência", seguida de homenagens a representantes femininas do mundo jurídico, da política, das Forças Armadas, de profissões diversas e uma funcionária da 16ª Subseção da OAB/RJ, além de uma vítima de violência doméstica.

Com a abertura do presidente Claudio Vianna e a presença da diretoria da OAB Niterói, o evento contou com a participação de Helga Mansur e integrantes da sua Comissão, tendo como convidada especial a vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio. Entre outras, a juíza Maria Bernadete Miranda Barbosa da Silva, esposa do ex-presidente da entidade, Antonio José Barbosa da Silva, recebeu homenagem em nome das mulheres que atuam no Poder Judiciário.

A palestra teve como expositores a juíza de Direito Márcia Alves Succi, membro da Diretoria de Prerrogativas da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); a advogada Fabíola Vianna Morais e o psicólogo Thiago Santos Valle, integrante da Comissão OAB Mulher.

Ao abrir a solenidade, Claudio Vianna destacou a importância da mulher na sociedade.

"Hoje a Comissão OAB Mulher realiza este evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Como é tradição da nossa Casa, este evento vem marcar a importância da mulher na sociedade brasileira, em todas as classes e profissões, principalmente neste momento em que assistimos diariamente a diversas agressões às mulheres. Com este evento queremos marcar a defesa das mulheres", discursou, saudando e anunciando a presença da advogada Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB/RJ.

Ana Tereza agradeceu o convite e declarou:

"Quero fazer uma saudação especial ao presidente Claudio Vianna e à presidente da Comissão OAB Mulher, Helga Mansur, que me honrou com esta homenagem. A minha saudação é de muito orgulho e alegria. Orgulho de representar essas mulheres maravilhosas presentes neste auditório e também destes homens, parceiros e apoiadores que participam deste evento".

E acrescentou: "Quero lembrar que viemos de um período em que as mulheres sequer podiam assinar um documento com eficácia jurídica sem a outorga do marido, nem votar. Vale lembrar também Myrthes Gomes de Campos, primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil, no início do século XIX, que esperou sete anos para obter autorização e poder atuar na profissão. O primeiro caso que ela advogou foi uma ação criminal no tribunal de júri. Até então, uma mulher nunca tinha vestido aquela beca. Foi tão inusitado, que teve fila na porta do tribunal para assistir. E hoje estamos aqui, com muitas conquistas e muito o que conquistar. Quero ressaltar também a importância de reunirmos neste auditório não somente mulheres advogadas, mas de diversos segmentos da sociedade e profissões, incluindo as Forças Armadas", destacando que a OAB/RJ possui 52% de advogadas inscritas.

"Somos uma maioria ainda silenciosa, mas que está ganhando muito espaço. Parabéns ao Dr. Claudio Vianna por este maravilhoso evento e, principalmente, pelo apoio incondicional que dá a nós mulheres. Isso é muito importante para a advocacia e para a sociedade", concluiu..

As homenageadas foram:

Juíza Maria Bernadete Miranda Barbosa da Silva - Representante do Judiciário (esposa do Dr. Antonio José).

Hebe Moreira de Jesus - Advogada e delegada da Comissão de Integração Comunitária

Maria Olivia Gonçalves Marques - representando as delegadas da comissão OAB Mulher

Carla Christina Amaral Carvalho - Advogada e delegada da Comissão de Propriedade Industrial

Irene Cassiano Marques – Conselho Municipal de Politicas publicas das mulheres de Niterói

Mariza Vargas - Administradora de Empresas, Conselheira Titular do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres; Membro Conselho Comunitário de Segurança Pública; Conselheira Gestora Titular do Hospital Getúlio Vargas Filho Titular Assessoria Especial da Mulher do Vereador Ricardo Evangelista; Estudante UFF Segurança Pública Social

Claudia de Sá Schimdt - Consultora Jurídica Internacional

Assayo Horisawa – Vítima de violência doméstica

Jéssica Coroline Dantas, Digital influence - Conhecida no Instagram e nas redes sociais como "Jeedantas" com mais de 40 mil seguidores. Ela tem 27 anos é youtuber gamer, modelo e influenciadora digital.

Juliana Saviski - Atuante em Saúde integrativa, Radiodiagnóstico, Estética Facial, Rejuvenescimento e Longevidade

Teresa Bernadeth Zaniboni da Fonseca Quintanilha - Vice-Presidente do Centro Espírita Ile Ase Fon Oba Ode Ati Oya

Vilmara Felix - Funcionária da OAB/Niterói, representando o pessoal que trabalha na Subseção de Niterói

Aline Victor Mendes - Delegada da Comissão OAB Mulher

Marinha:

Capitão de Mar e Guerra Mônica

1º Tenente Angélica

3º Sargento Lívia Neves

Cabos Gisele, Lilian, Daniela Jesus e Gabriela Paiva

Corpo de Bombeiros:

1º Tenente BM Ana Carolina Vieira Panza

Soldado Bombeiro Lays Delfim Alves BVelo

Aeronáutica:

Major Fernanda Gortz

1º Tenente Liz Saad

1º Sargento Denise Ferreira de Sima

2º Sargento Nathália Garcia Oliveira

2° Sargento Michele Lyra

12º Batalhão da Polícia Militar

Cabo Daniele da Silva Barbosa

Cabo Daiane Rezende Tavares

Tenente Felipe Coutinho da Silva

Cabo Vanessa Pomar

Fotos: Ulisses Franceschi