Solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito na OAB Niterói teve como paraninfo advogado Sérgio Fernandes

A turma de novos advogados e estagiários de Direito que receberam carteira na OAB Niterói teve como paraninfo o advogado Sérgio Luiz Cordeiro Fernandes, ex-presidente das Comissões OAB vai à Escola e OAB vai à Faculdade na gestão de Antonio José Barbosa da Silva. A oradora foi Mariana dos Santos Cordeiro Fernandes.

Realizada no Plenário José Danir Siqueira do Nascimento, no 11º andar da sede da entidade, a cerimônia é coordenada pela Comissão de Seleção e Inscrição, presidida por Elio Ferreira de Souza, vice-presidente da entidade.

Ao abrir a solenidade, o presidente Claudio Vianna fez questão de homenagear as mulheres presentes, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

"Sintam-se saudadas e acolhidas pela OAB Niterói", exaltou o presidente, enaltecendo em seguida o triunfo dos novos advogados e estagiários:

"Trata-se de um dia de grande alegria para a OAB Niterói, porque estamos recebendo em nossos quadros novos advogados e estagiários. É um dia também de comemoração e de reconhecimento pelo esforço, competência e vitória alcançada. Temos que reconhecer que os advogados que aqui estão são vencedores e merecem nossos aplausos. Há alguns anos vocês escolheram a profissão de bacharel em Direito. Para isso, ingressaram na faculdade e percorreram longos cinco anos de estudo, dedicação, indecisão, alegrias e decepções. E após a conclusão do curso, ainda tiveram que passar no seletivo exame da Ordem. Mas hoje são vitoriosos, pois venceram todas as batalhas e estão aptos para iniciar o exercício da profissão. Hoje trazemos vocês para o verdadeiro exercício da advocacia. Parabéns também aos familiares! Aos estagiários, continuem nesta luta, pois em breve serão recompensados. Sucesso a todos!".

O presidente da OAB Niterói também fez questão de exaltar o talento e o profissionalismo do advogado Sérgio Fernandes:

"Vocês estão sendo brindados com um paraninfo extremamente competente e dedicado, uma grande figura humana. Com um currículo exemplar e diversos serviços prestados à OAB Niterói e à cidade. Além do mais, é meu amigo e sobrinho de um desembargador que foi referência para todos nós, Gilberto Fernandes".

O paraninfo abriu seu discurso agradecendo à diretoria da OAB Niterói e discorrendo sobre a profissão de advogado:

"Ao Dr. Claudio Vianna, muito obrigado pela oportunidade e pela deferência. Parabéns pela forma como o senhor está conduzindo a OAB Niterói. É uma honra participar desta cerimônia, da qual minha sobrinha Mariana do Santos é a oradora e está recebendo sua habilitação profissional. Não poderia deixar de destacar a importância para o mundo jurídico de meu saudoso tio, o desembargador Gilberto Fernandes, que muito influenciou os 14 membros da família que hoje são advogados e estudantes de Direito".

E citou os desafios da advocacia:

"Estejam certos de que o coração de cada um de vocês será o guia após o ato de compromisso. Tenho certeza de que estão no rumo certo e jamais esqueçam o juramento que farão no momento em que receberão a carteira de advogado. Vocês nascem hoje como profissionais do Direito, em meio a uma revolução tecnológica promovida pelo processo eletrônico, além das mudanças nos códigos de Processo Civil, Penal e Florestal. Vivemos um momento histórico para a Justiça. As novidades legislativas estão lançadas, mas não obteremos sucesso se não suscitarmos a ética e a preocupação cívica. Devemos estar vigilantes ao nosso estatuto e à tentativa de desrespeito à Justiça e à democracia. Jamais se esqueçam de que o advogado é indispensável à administração da Justiça".

Representando a OAB Niterói, também estiveram presentes na cerimônia o diretor-tesoureiro Ralph de Andrade, o diretor de Cultura e Eventos, Marcelo Rei, o diretor executivo Hélio Considera, a conselheira Tereza Cristina Teixeira Vilas Boas, relatora da Comissão de Seleção e Inscrição, o presidente da Comissão de Igualdade Racial, Ricardo Rodrigues, e a advogada Ana Paula Coutinho Gomes.

Fotos: @ulisses Franceschi