OAB Niterói online
Notícias
OAB/RJ reuniu mais de 3mil advogados em protesto contra colapso do Judiciário.Presente a OAB Niterói

OAB/RJ reuniu mais de 3 mil advogados em protesto contra o colapso do Judiciário do Estado do  Rio. Presente a OAB Niterói

 
 
Os advogados do Estado do Rio atenderam à convocação da OAB/RJ e foram nesta segunda-feira para frente do Fórum Central para protestar contra a situação caótica do Judiciário do Rio de Janeiro. O ato, que reuniu mais de 3 mil profissionais do Direito, contou com a presença dos presidentes do Conselho Federal, Claudio Lamachia, e da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz; além de Luciano Bandeira, diretor-tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas; do presidente da seccional do Espírito Santo, Homero Junger Mafra, e de subseções do estado. "Numa demonstração de união da categoria para valores fundamentais", segundo Felipe Santa Cruz.
 
A OAB Niterói esteve representada na importante manifestação, com os advogados Alcilene Ferreira de Mesquita, diretora-tesoureira; Fernando Dias, diretor do Departamento de Cultura e Eventos; Luiz Carlos Júnior, conselheiro e diretor-executivo e as conselheiras Lillian Silva Vieira dos Santos e Tereza Cristina Teixeira Vilas Boas.
 
Presentes ainda: Hugo Viana Barbosa, presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas; Sheila Provietti, presidente da Comissão dos Juizados Especiais Estaduais; Ruy Olivier Canelas Junior, presidente da Comissão de Politicas sobre Drogas e Prevenção Criminal; Helga Mansur, presidente da Comissão OAB Mulher; Luiz Roberto Barreto da Silva Filho e Rafael de Lima Nunes Thiago, presidente e vice-presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Perícia Criminal Digital - Segurança da Informação; os delegados Andrea Luiza Geraldino Rocha da Silva, Celso Alves de Oliveira e Marcos Sobrinho, da Comissão de Prerrogativas; Daisy Siqueira Dias da Silva, da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais; Lis Barroso Borges de Oliveira, da Comissão de Integração Comunitária; de Liana Martins de Sá, da Comissão de Integração Comunitária; e Maria José Gomes, da Comissão dos Juizados Especiais e Estaduais.
 
Inconformados com a situação do judiciário do Rio de Janeiro, os advogados exigiram mais celeridade e eficiência, propondo "mudanças já" no atual critério de andamento dos processos no Fórum Estadual. Durante a  entoação do Hino Nacional, os profissionais deram um abraço simbólico em torno do Fórum, protestando contra as sentenças irrisórias e de mero aborrecimento, dentre outros problemas.
 
"O encontro foi marcante, pois demonstrou a união da classe em torno de uma maior celeridade processual. Inclusive, contou com a presença de quase todos os presidentes das subseções do estado e de algumas OABs de outras unidades da federação. Agora, o Judiciário já esta a par das reivindicações da classe e dos problemas angustiantes, que estão levando centenas e centenas de advogados a ser obrigados a parar por total falta de condições. A lentidão é uma das principais razões. O presidente Felipe Santa Cruz está de parabéns por esta importante iniciativa, que contou com a presença de Claudio Lamachia", é a opinião de Antonio José Barbosa da Silva, presidente da OAB Niterói.
 
"Este ato público representa não apenas a defesa das prerrogativas do advogado, pois os temas ali tratados são múltiplos, mas representa, sim, os diversos setores que envolvem o exercício da atividade profissional. Este ato deve ser sempre realizado", atestou Hugo Viana, presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB Niterói.



back