OAB Niterói online
Notícias
STJ - A jurisprudência do STJ nos 11 anos da Lei Maria da Penha

STJ - A jurisprudência do STJ nos 11 anos da Lei Maria da Penha

 

A Lei Maria da Penha (Lei 11.340), sancionada no dia 7 de agosto de 2006, completa 11 anos de vigência nesta semana. Ferramenta essencial para o enfrentamento da violência de gênero, a norma tem sido aplicada de forma progressiva nos julgamentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
 Apesar de os índices de violência ainda serem alarmantes, é possível perceber que as mulheres estão, cada dia mais, abrindo a porta de suas casas para a entrada da Justiça. De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em março de 2015, a Lei Maria da Penha fez diminuir em cerca de 10% a taxa de homicídios contra as mulheres dentro das residências. A norma disciplinou diversas questões, como medidas de prevenção, medidas protetivas de urgência, assistência judiciária e até mesmo atendimento multidisciplinar.
 
Ao STJ, cabe a missão constitucional de uniformizar nacionalmente a aplicação dos direitos ali estabelecidos. Outras vítimas O alvo da Lei Maria da Penha não se limita à violência praticada por maridos contra esposas ou companheiros contra companheiras. Decisões do STJ já admitiram a aplicação da lei entre namorados, mãe e filha, padrasto e enteada, irmãos e casais homoafetivos femininos.
 
As pessoas envolvidas não têm de morar sob o mesmo teto. A vítima, contudo, precisa, necessariamente, ser mulher. Segundo o ministro do STJ Jorge Mussi, a Lei Maria da Penha foi criada para tutelar as desigualdades encontradas nas relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade, mas embora tenha dado ênfase à proteção da mulher, não se esqueceu dos demais agentes destas relações que também se encontram em situação de vulnerabilidade, como os portadores de deficiência.
 
 Com esse propósito, a Lei Maria da Penha alterou o artigo 129, parágrafo 9º, do Código Penal, agravando a pena para crimes de violência doméstica contra vítimas em geral. O dispositivo, que previa a pena de seis meses a um ano, foi alterado com a redução da pena mínima para três meses e o aumento da máxima para três anos, acrescentando-se mais um terço no caso de vítimas portadoras de deficiência.
 
Em um caso julgado pela Quinta Turma do STJ, no qual um homem foi denunciado por agredir o próprio pai, a defesa alegou a inaplicabilidade do artigo 129, parágrafo 9º, do Código Penal, sob o fundamento de que, como a redação do parágrafo 9º foi alterada pela Lei Maria da Penha, o dispositivo só seria destinado aos casos de violência contra a mulher.
 
 O ministro Jorge Mussi, relator do recurso, apesar de reconhecer que a Lei 11.340 trata precipuamente dos casos de violência contra a mulher, entendeu que não seria correto afirmar que o tratamento mais gravoso estabelecido no Código Penal para os casos de violência doméstica seria aplicável apenas quando a vítima fosse do sexo feminino.
 
De acordo com o ministro, embora as suas disposições específicas sejam voltadas à proteção da mulher, não é correto afirmar que o apenamento mais gravoso dado ao delito previsto no parágrafo 9º do artigo 129 do Código Penal seja aplicado apenas para vítimas de tal gênero pelo simples fato desta alteração ter se dado pela Lei Maria da Penha (RHC 27.622).
 
Medidas protetivas
 
De acordo com da Lei 11.340, constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, medidas protetivas de urgência, como o afastamento do lar, a proibição de manter contato com a vítima e a suspensão de visita aos filhos menores, entre outras.
 
O descumprimento das medidas protetivas de urgência impostas, entretanto, não configura o crime de desobediência previsto no artigo 330 do Código Penal. De acordo com a jurisprudência do STJ, essa conduta do agressor seria atípica, uma vez que a Lei Maria da Penha já prevê a decretação da prisão preventiva como forma de garantir a execução da ordem.
 
Em acórdão da Quinta Turma, o colegiado esclareceu que o crime de desobediência é subsidiário, configurando-se apenas quando, desrespeitada ordem judicial, não existir sanção específica ou não houver ressalva expressa no sentido da aplicação cumulativa do artigo 330 do Código Penal (REsp 1651.550).
 
Prisão preventiva
 
 Em qualquer fase do inquérito policial ou da instrução criminal, caberá a prisão preventiva do agressor, decretada pelo juiz, de ofício, a requerimento do Ministério Público ou mediante representação da autoridade policial (artigo 20). Por ser uma medida cautelar, a prisão preventiva só se justifica se demonstrada a sua real necessidade e indispensabilidade. Nos julgamentos de habeas corpus que chegam ao STJ com pedido de revogação da medida, é possível verificar a criteriosa análise dos relatores em relação à fundamentação da custódia.
 
Em um caso analisado pela Quinta Turma, um homem alegava a ocorrência de constrangimento ilegal de sua prisão preventiva, sob o argumento de ausência de fundamentação do decreto da custódia cautelar, com pedido de concessão da ordem para responder à ação penal em liberdade. De acordo com o decreto prisional, entretanto, a medida excepcional foi imposta em razão de ele ter descumprido medida protetiva imposta, ao voltar a importunar sua ex-companheira, mesmo ciente de que estaria proibido de se aproximar dela.
 
Ao negar o pedido, o relator, ministro Jorge Mussi, destacou ainda que o delito que ensejou a aplicação das medidas protetivas foi cometido com violência e grave ameaça, evidenciando o alto grau de periculosidade do agressor. Demonstrada a presença do periculum libertatis, com base em elementos concretos dos autos, justificada está a manutenção do decreto constritivo imposto ao paciente, a bem da garantia da ordem pública, a fim de acautelar o meio social e resguardar a integridade física e psíquica da vítima, evitando ainda a reprodução de fatos graves como os sofridos pela ofendida, disse o ministro (HC 392.631).
 
Prisão revogada
 
Em outro caso, também da Quinta Turma, o colegiado revogou a prisão preventiva de um homem que, após ter sido submetido à medida cautelar de manter distância da vítima, deixou a cidade sem comunicar seu novo endereço às autoridades. O Tribunal de Justiça local entendeu que, havendo veementes indícios de que o acusado pretenda furtar-se a eventual aplicação da lei penal, justifica-se a decretação de sua prisão preventiva, mas no STJ o entendimento foi outro.
 
O relator, ministro Reynaldo Soares da Fonseca, além de considerar o fato de que não houve descumprimento das medidas protetivas aplicadas, também destacou que não houve o preenchimento do requisito previsto no artigo 313, inciso I, do Código de Processo Penal. O dispositivo estabelece que será admitida a decretação da prisão preventiva nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a quatro anos, e o homem é investigado pela suposta prática de crime de ameaça, punido com pena de detenção de um a seis meses, ou multa, e de lesão corporal em contexto doméstico, punido com detenção de três meses a três anos.
 
 Não há nos autos notícia de descumprimento das medidas protetivas aplicadas - o que atrairia a incidência do artigo 313, inciso III, do Código de Processo Penal, autorizando a decretação de prisão preventiva mesmo em caso de crimes punidos com pena privativa de liberdade máxima não superior a quatro anos, se a medida for necessária para garantir a execução de medidas protetivas de urgência, explicou o ministro (HC 392.148).
 
 Princípio da insignificância
 
A jurisprudência do STJ também não admite a aplicação do princípio da insignificância ou da bagatela imprópria aos crimes ou às contravenções penais praticados contra mulher no âmbito das relações domésticas. Em julgamento da Sexta Turma, um homem, condenado pela contravenção penal de vias de fato, pedia o reconhecimento do princípio da bagatela imprópria em razão de o casal ter restabelecido a convivência harmônica.
 
O relator, ministro Rogerio Schietti Cruz, aplicou o entendimento do tribunal de não reconhecer a irrelevância jurídica da conduta do marido, dada a relevância penal que a Lei Maria da Penha confere à violência de gênero. Segundo ele, a Lei 11.340 deu concretude ao texto constitucional e aos tratados e convenções internacionais de erradicação de todas as formas de violência contra a mulher, com a finalidade de mitigar, tanto quanto possível, esse tipo de violência doméstica e familiar (não só a violência física, mas também a psicológica, a sexual, a patrimonial, a social e a moral) (HC 369.673).
 
Transação penal
 
Outro importante entendimento jurisprudencial do STJ foi sumulado no enunciado 536 da corte, que estabelece que a suspensão condicional do processo e a transação penal não se aplicam na hipótese de delitos sujeitos ao rito da Lei Maria da Penha. Na prática, isso quer dizer que, independentemente da pena prevista, os crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher não são considerados de menor potencial ofensivo e, justamente por isso, a eles não se aplicam os institutos despenalizadores da Lei 9.099/95, como a transação penal e a suspensão condicional do processo.
 
A não aplicação da Lei 9.099 está prevista no artigo 41 da Lei 11.340, e a constitucionalidade do dispositivo chegou a ser questionada em razão de uma lei ordinária poder ou não afastar a incidência de outra norma. O Supremo Tribunal Federal, entretanto, pacificou o entendimento sobre a constitucionalidade do artigo 41, no julgamento da ADC 19. Contravenção
 
Em julgado da Sexta Turma, um homem denunciado pela suposta prática de contravenções penais porque teria praticado vias de fato contra sua ex-companheira, bem como perturbado a sua tranquilidade, entendia ser cabível a transação penal ao seu caso, em razão de o artigo 41 da Lei Maria da Penha vedar a incidência da Lei 9.099 apenas em relação aos crimes e não às contravenções penais.
 
 O colegiado, entretanto, destacou que, apesar de o artigo 41 da lei Maria da Penha fazer referência apenas a crimes, a orientação do STJ é de que não se aplicam os institutos despenalizadores da Lei 9.099 a nenhuma prática delituosa contra a mulher no âmbito doméstico e familiar, ainda que configure contravenção penal.
 
 O relator, ministro Rogerio Schietti, reconheceu que uma interpretação literal do artigo 41 poderia levar à conclusão de que a Lei 9.099 poderia ser aplicada às contravenções penais praticadas com violência doméstica e familiar contra a mulher, mas, segundo ele, os fins sociais da Lei Maria da Penha impedem essa conclusão (HC 280.788).
 
À luz da finalidade última da norma e do enfoque da ordem jurídico-constitucional, tenho que, considerados os fins sociais a que a lei se destina, o preceito afasta a Lei 9.099, de forma categórica, tanto aos crimes quanto às contravenções penais praticados contra mulheres no âmbito doméstico e familiar, concluiu o relator. Esta notícia refere-se ao(s) processo(s): RHC 27622 REsp 1651550 HC 392631 HC 392148 HC 369673 HC 280788
 
 Fonte: Superior Tribunal de Justiça



back

:: Mais Noticias
  •  (23-08-2017) - TJGO - Homem consegue direito de mudar nome de Aydes para Adilson
  •  (23-08-2017) - TJDFT - Intoxicação de animal doméstico após dedetização não gera dano moral
  •  (22-08-2017) - Turma que receberá carteira na OAB Niterói,dia 31,contará como paraninfo o advogado Gustavo Fuscaldo
  •  (22-08-2017) - STF - Recursos incabíveis ao STF e ao STJ não afastam trânsito em julgado de condenação
  •  (22-08-2017) - STF - ADI questiona lei que prevê cancelamento de precatórios por instituições financeiras
  •  (22-08-2017) - STF - Ações contra norma que sustou regulamentação da lei anti-homofobia no Distrito Federal terão r
  •  (22-08-2017) - TJSC - Desatenção e atropelamento de jovem em faixa de pedestres leva condutor a pagar danos
  •  (22-08-2017) - TJES - Viação condenada por não disponibilizar guichê aberto para retirada de passagem
  •  (22-08-2017) - Decisão do TJRJ
  •  (22-08-2017) - TRF4 - Juiz tem autoridade para proibir uso de celulares em audiência
  •  (22-08-2017) - Ementário de Jurisprudência Cível Nº 21/2017 do TJRJ
  •  (21-08-2017) - TJSC - Ação para conter cliente exaltado em shopping não configura excesso indenizável
  •  (21-08-2017) - TJSC - Liminar permite valores distintos a homens e mulheres em casas noturnas da capital
  •  (21-08-2017) - STJ - Supressão de sobrenomes de menor com nome extenso não viola segurança jurídica
  •  (21-08-2017) - Plantão ‘Saúde Itinerante’ da OAB Niterói estará dia 29 no fórum da Região Oceânica, em Pendotiba
  •  (21-08-2017) - STJ -Regra que impede curso de prazo decadencial contra incapazes não pode ser estendida a terceiros
  •  (21-08-2017) - ADPF que questiona portaria sobre emissão de certidão de regularidade fiscal seguirá rito abreviado
  •  (21-08-2017) - STF - 1ª Turma nega pedido a condenado que pretendia anular julgamento do Tribunal do Júri
  •  (21-08-2017) - Ementário de Jurisprudência Turmas Recursais Nº 7/2017 do TJRJ (Continuação)
  •  (21-08-2017) - Ementário de Jurisprudência Turmas Recursais Nº 7/2017 do TJRJ
  •  (18-08-2017) - OAB Niterói e Universidade Candido Mendes firmam convênio de descontos nas mensalidades
  •  (18-08-2017) - TST - Restabelecida justa causa de empregada doméstica que usava produtos pessoais da empregadora
  •  (18-08-2017) - TST - JT confirma incompetência para determinar ao INSS atualização de cadastro de trabalhador
  •  (18-08-2017) - STJ - Terceira Turma reconhece excesso em prisão de homem que deve quase R$ 200 mil de pensão à ex-m
  •  (18-08-2017) - STJ - Recebimento de dividendos depende de integração ao quadro de acionistas na data da assembleia
  •  (18-08-2017) - STJ - Atualização de crédito de terceiros é encerrada com decretação da falência
  •  (18-08-2017) - TJRS - Responsável por blog deve retirar material ofensivo da internet
  •  (17-08-2017) - Decisão do TJRJ
  •  (17-08-2017) - TJDFT - Juizado nega indenização a aluno impedido de fazer aulas de dança por transpiração excessiva
  •  (17-08-2017) - TST - Imóvel de R$ 13,5 milhões não será mais penhorado para pagar dívida de R$ 1,5 mil
  •  (17-08-2017) - STJ acolhe reclamação contra não aplicação de repetitivo; relator critica “resistência estéril”
  •  (17-08-2017) - STJ - Reconhecimento de paternidade pós-morte não anula venda de cotas sociais a outro filho
  •  (17-08-2017) - Informativo STF com decisiões
  •  (16-08-2017) - Presidente da Comissão de Defesa dos Credores Públicos – Precatórios da OAB de Niterói é empossada
  •  (16-08-2017) - TJCE - Justiça autoriza cremação que havia sido negada por causa de erro de prenome em documentos
  •  (16-08-2017) - TRF2 - Órgão Especial cancela Súmulas 19 e 33 do Tribunal
  •  (16-08-2017) - TRT13 - Empresa recorre, mas Justiça confirma indenizações
  •  (16-08-2017) - STJ - Conhecimento prévio de herdeiro não citado em testamento impede anulação
  •  (16-08-2017) - STF - Tribunal decide não modular decisão sobre territórios de municípios do Rio de Janeiro
  •  (16-08-2017) - Decisão do TJRJ
  •  (16-08-2017) - TRT23 - Trabalhador simula acordo, procura a Justiça e acaba condenado a pagar multa
  •  (16-08-2017) - TST - Ausência de hierarquia afasta formação de grupo econômico entre empresas aéreas
  •  (16-08-2017) - TJGO - Juiz defere ação de dissolução parcial de sociedade entre pai e filho
  •  (16-08-2017) - TJMA - Justiça decide que qualquer unidade de cooperativa tem legitimidade para figurar em processo
  •  (16-08-2017) - TJSC - Rescisão de seguro por falta de pagamento depende de notificação do segurado
  •  (16-08-2017) - TJSC - Decepção em festa de casamento e estresse agudo penalizam empresa de gastronomia
  •  (16-08-2017) - TJDFT - Turma mantém condenação de morador de rua flagrado usando uniforme policial
  •  (16-08-2017) - STF - Ministro reconsidera decisão e ADI contra reforma do ensino médio será analisada
  •  (15-08-2017) - OAB Niterói facilita aquisição do Cartão do Idoso para advogados e integra comissão
  •  (15-08-2017) - Delegado da Polícia Federal paraninfa amanhã turma de novos advogados e estagiários de Direito
  •  (15-08-2017) - TJGO - Cerca que separa imóveis rurais deve permanecer no mesmo local, entende juiz
  •  (15-08-2017) - TJGO - Ação para exibição de documentos só cabe em casos em que há recusa pela administração
  •  (15-08-2017) - TJAC - Justiça anula multa de trânsito por Detran não ter enviado notificação
  •  (15-08-2017) - TJAC - Pai luta pela guarda de filha abandonada pela mãe
  •  (15-08-2017) - TST - Turma considera nula atuação de preposto que não era empregado
  •  (15-08-2017) - Decisão do TJRJ
  •  (15-08-2017) - STJ -Acordo possibilita troca de informações entre Justiça Federal, INSS e Secretaria de Previdência
  •  (15-08-2017) - TJCE - Empresa deve indenizar cliente em R$ 79,4 mil por defeito e atraso na entrega de produto
  •  (15-08-2017) - STJ - Segunda Seção reafirma veto à devolução antecipada de valores para consorciado desistente
  •  (15-08-2017) - STJ - Inclusão de pessoa jurídica pode ser dispensada em ações sobre legitimidade de alteração contr
  •  (15-08-2017) - TJAL - Juíza anula contrato de empréstimo firmado entre banco e cliente analfabeta
  •  (14-08-2017) - Presidente da OAB Niterói recebe procurador-geral do município para tratar de armamento à guarda
  •  (14-08-2017) - Presidente da Comissão de Direito Eletrônico fala amanhã, na Casa da Amizade,sobre ‘Direito Digital'
  •  (14-08-2017) - TRF1 - Objetos apreendidos com indícios de conteúdo pedófilo não podem ser restituídos
  •  (14-08-2017) - TST - Pescador que ficou à deriva após naufrágio será indenizado por proprietária da embarcação
  •  (14-08-2017) - STF - 2ª Turma anula antecipação de depoimentos baseada apenas em risco de esquecimento
  •  (14-08-2017) - TJRO - Ação penal que trata de ato infracional análogo a estupro não foi trancada por HC
  •  (14-08-2017) - TRF1 - Idoso que mantinha pássaros silvestres em cativeiro é condenado a prestar serviços ambientais
  •  (14-08-2017) - TRT12 - Auxílio-alimentação de empregado público não pode ser diminuído por lei municipal
  •  (14-08-2017) - Ementário de Jurisprudência Cível Nº 20/2017 do TJRJ
  •  (14-08-2017) - Palavra do Presidente: Acerte os ponteiros
  •  (10-08-2017) - OAB Niterói não terá expediente na sexta, Dia do Advogado. Plantão das Prerrogativas funcionará
  •  (10-08-2017) - TJSC - Município tem atribuição de estabelecer obrigações a instituições de crédito
  •  (10-08-2017) - TJDFT - Turma decide que proibição de animais em condomínio deve ser relativizada
  •  (10-08-2017) - TRF2 - Recusa de acesso à informação é requisito para concessão de habeas data
  •  (10-08-2017) - TRT6 - Justa causa cometida durante gozo de benefício previdenciário autoriza rescisão contratual
  •  (10-08-2017) - TST - Empregado não terá de responder perguntas de empregador em audiência
  •  (10-08-2017) - STF - Tribunal discutirá liberdade religiosa em fotos para documentos de identificação
  •  (10-08-2017) - Divulgação dos acórdãos indicados nos Conflitos de competência,nos termos do Art. 6º-A,§ 3º- do RITJ
  •  (10-08-2017) - TJRJ promove juízes por antiguidade e merecimento
  •  (10-08-2017) - STJ - A jurisprudência do STJ nos 11 anos da Lei Maria da Penha
  •  (10-08-2017) - “Mero Aborrecimento” como fundamento
  •  (09-08-2017) - TJRJ - Justiça nega partilha de terreno citado em inventário com mais de um século
  •  (09-08-2017) - TJRS - Negado pedido de prestação de alimentos por parte de madrasta
  •  (09-08-2017) - TRF1 -Crime de lavagem de dinheiro é consumado com posse dos valores e a tentativa de ocultar origem
  •  (09-08-2017) - TJDF - Turma concede direito de visita à mãe vítima de violência doméstica praticada pelo filho
  •  (09-08-2017) - CDEP - Seguridade aprova multa de sete salários para quem realizar tatuagem em criança
  •  (09-08-2017) - CDEP -Governo quer votar reforma da Previdência em agosto;oposição diz que não há votos para aprovar
  •  (09-08-2017) - TJDFT - Turma nega pedido de retificação de registro de nascimento em ação negatória de paternidade
  •  (09-08-2017) - TRF4 - Tribunal admite IRDR sobre a interpretação a ser dada ao art. 158, inciso I, da Constituição
  •  (09-08-2017) - TRF2 - Tribunal confirma importância de respeitar faixa não edificável em rodovia
  •  (09-08-2017) - TRT3 - Turma decide:impenhorabilidade de dinheiro só se justifica se o titular da conta estiver vivo
  •  (09-08-2017) - STJ - Prescrição executória é contada do trânsito em julgado para a acusação
  •  (09-08-2017) - STJ - Menção a antecedentes antes de júri popular não implica nulidade da sessão
  •  (08-08-2017) - OAB/RJ apresenta ação civil pública contra Banco do Brasil
  •  (08-08-2017) - OAB Niterói não terá expediente na sexta, Dia do Advogado. Plantão das Prerrogativas funcionará
  •  (08-08-2017) - Posto da Caixa do Fórum Trabalhista de Niterói homenageia presidente da OAB e advogados
  •  (08-08-2017) - TJAC - Concessionária deverá substituir automóvel com defeito por carro novo
  •  (08-08-2017) - TJPB - Quarta Câmara entende que uso de fotografias sem autorização do autor gera indenização
  •  (08-08-2017) - TJSC - Jovem que teve seu nome e imagem utilizados em 18 perfis falsos será indenizada
  •  (08-08-2017) - TRT6 - Turma nega danos morais a empregado que foi trabalhar sob efeito de álcool
  •  (08-08-2017) - TRF1 - Reconhecida união de pessoas do mesmo sexo como entidade familiar para fins previdenciários
  •  (08-08-2017) - TRF4 - Conciliadora tem direito de atuar como advogada fora de sua comarca
  •  (08-08-2017) - Jurisprudência do STJ
  •  (07-08-2017) - Presidente do TJ inicia obras para instalação do Juizado Especial Fazendário no Fórum de Pendotiba
  •  (07-08-2017) - STJ - Coleta de material genético não afronta garantia de proibição de autoincriminação
  •  (07-08-2017) - STJ - Análise da validade de intimação por edital é inviável em liminar
  •  (07-08-2017) - STF - Plenário define teses de repercussão geral em dois recursos extraordinários
  •  (07-08-2017) - STF - Íntegra do voto que determinou que Estado deve indenizar preso em situação degradante
  •  (07-08-2017) - TRT3 - Lesões leves e que não geram aparência desagradável não caracterizam dano estético
  •  (07-08-2017) - Simpósio realizado pela OAB Niterói no dia 18 de agosto homenageia‘Os 25 anos da Lei de Improbidade'
  •  (07-08-2017) - OAB Niterói participa de Ação Jurídica em Jurujuba, dia 17 de agosto
  •  (07-08-2017) - TJGO - Homem consegue alterar registro para constar nome do padrasto na filiação
  •  (07-08-2017) - TJAM - Homem que mudou de nome por conta própria tem registro anulado
  •  (07-08-2017) - Ementário de Jurisprudência Cível Nº 19/2017 do TJRJ
  •  (04-08-2017) - TRF2 - Tribunal garante pensão por morte presumida
  •  (04-08-2017) - TRT6 - Tutela de urgência que determina reintegração não viola direito líquido e certo da empresa
  •  (04-08-2017) - STJ - Negada liminar que pedia dispensa do uso de tornozeleira para progressão de regime
  •  (04-08-2017) - OAB Niterói assinará parceria com a Associação dos Advogados de SP, dia 7, para cursos e palestras
  •  (04-08-2017) - STF - Íntegra do voto do ministro Celso de Mello na ADC sobre cotas no serviço público
  •  (04-08-2017) - Decisão do TJRJ
  •  (04-08-2017) - Pedido de envio de criança ao exterior deve ser feito por via diplomática, e não diretamente ao STJ
  •  (04-08-2017) - Palavra do Presidente: Crime e castigo
  •  (03-08-2017) - TJSC - Fotos eróticas na porta de residência, de frente para o mar, não ensejam danos morais
  •  (03-08-2017) - TJSC - Ameaça entre casal não precisa se consumar para crime estar configurado
  •  (03-08-2017) - TJDFT - Perda de voo ocasionada por retenção no trânsito não gera danos morais
  •  (03-08-2017) - STF - ADI contra decreto que aumenta tributos sobre combustíveis será analisada pela relatora
  •  (03-08-2017) - Decisão do TJRJ
  •  (03-08-2017) - Palestra na OAB Niterói abordará ‘A advocacia pública no combate à corrupção na administração
  •  (03-08-2017) - TJAC - Falta de documentação para bolsa do Prouni não garante indenização por danos morais
  •  (03-08-2017) - TJSC - Justiça garante direito de paciente não receber transfusão por convicção religiosa
  •  (03-08-2017) - TJRS - Jovens são condenados por tumulto em clube e praça
  •  (03-08-2017) - TJMS - Juiz responsabiliza concessionária de rodovia por acidente causado por pneu na pista
  •  (03-08-2017) - TJCE - Supermercado deve indenizar idosa assaltada dentro do estacionamento em mais de R$ 30 mil
  •  (03-08-2017) - TRF4 - Penhora em ação de execução fiscal pode recair em cônjuge de parte executada
  •  (03-08-2017) - Decisão do TJRJ
  •  (02-08-2017) - Decisão do TJRJ
  •  (02-08-2017) - TJRS - Ameaça contra a sogra é caso de Maria da Penha
  •  (02-08-2017) - TRF4 - Caixa pode leiloar imóvel que deixou de ter parcelas pagas
  •  (02-08-2017) - TRF3 - Transferência indevida de domicílio eleitoral gera danos morais
  •  (02-08-2017) - TJAC - Dano ambiental não comprovado é julgado improcedente
  •  (02-08-2017) - TJCE - Empresa deverá indenizar consumidora por não cumprir acordo de renegociação de dívida
  •  (02-08-2017) - TJES - Restaurante copia cardápio de concorrente e juiz de VV condena proprietários a pagar R$10 mil
  •  (02-08-2017) - TJDF - Juíza extingue processo por tentativa de burla a limite dos Juizados Especiais
  •  (02-08-2017) - Decisão do TJRJ
  •  (02-08-2017) - SFED - PEC permite que licença-maternidade seja compartilhada entre a mãe e o pai
  •  (01-08-2017) - Presidente da OAB Niterói empossa hoje Comissão de Direito Educacional
  •  (01-08-2017) - TJSC - Município responderá por morte de criança que voltava da escola em ônibus escolar
  •  (01-08-2017) - TJDFT - Distrito Federal é condenado a indenizar pais que perderam filho picado por escorpião
  •  (01-08-2017) - TRF1 - DNIT é condenado a indenizar dono de caminhão por acidente em rodovia
  •  (01-08-2017) - STJ - Crime de embriaguez ao volante justifica medida cautelar de recolhimento noturno
  •  (01-08-2017) - STF - Governador do DF questiona regras sobre competência jurisdicional previstas no novo CPC
  •  (01-08-2017) - TRTRJ - Condenação de R$ 5 milhões é revertida para servidores do Estado
  •  (01-08-2017) - CDEP - Advogado não vinculado a processo pode ter direito de acesso a documentos eletrônicos
  •  (01-08-2017) - Defensor público autografa livro, dia 10, na Associação dos Defensores Públicos do Estado
  •  (01-08-2017) - Decisão do TJRJ
  •  (01-08-2017) - TJMS - Avó que pernoitou no aeroporto com neta de 1 ano após voo adiantar será indenizada
  •  (01-08-2017) - TRT4 - Saque do FGTS de contas inativas independe de alvará judicial
  •  (01-08-2017) - TRF1 - Tribunal nega pensão a enteada que não comprovou união estável com instituidor do benefício
  •  (01-08-2017) - TRT6 - Parcelas “in natura” não têm natureza salarial quando existe coparticipação do empregado
  •  (01-08-2017) - STJ - Em crimes de natureza permanente, é dispensável mandado para ingresso em domicílio
  •  (31-07-2017) - OAB Niterói começa, dia 2, programação para comemorar os 190 anos de fundação dos Cursos Jurídicos
  •  (31-07-2017) - TJRS - Negada restrição de direitos pessoais como forma de cobrança de dívida
  •  (31-07-2017) - TJMA - Acidente de trânsito causado por falta de sinalização em rua interditada gera indenização
  •  (31-07-2017) - STJ - Excesso de prazo não pode ser constatado apenas por soma de prazos processuais
  •  (31-07-2017) - OAB Niterói promove, dia 23, palestra com o secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro
  •  (31-07-2017) - TST - Revista que obrigava empregado a ficar nu com a presença de pitbull é considerada abusiva
  •  (31-07-2017) - TST - Vara do Trabalho deve ouvir testemunha rejeitada por falta de documento de identidade
  •  (28-07-2017) - TJRJ - Município do Rio terá de indenizar mulher capa de Guia do Carnaval
  •  (28-07-2017) - TJSC - Dona de gato que fugiu de clínica após cirurgia receberá indenização de veterinário
  •  (28-07-2017) - TRT6 - Turma confirma justa causa a gestante por atrasos e faltas ao serviço
  •  (28-07-2017) - Embargos Infringentes e de Nulidade
  •  (28-07-2017) - Decisão do TJRJ
  •  (28-07-2017) - STJ - Sexta Turma vai decidir se egresso tem direito a visita íntima a companheiro preso
  •  (28-07-2017) - Palavra do Presidente: Repito aqui
  •  (27-07-2017) - TJGO - Pai terá de pagar pensão alimentícia a filha maior de idade
  •  (27-07-2017) - TJAC -Construtora tem garantido pela Justiça direito de receber pagamento por obra de infraestrutura
  •  (27-07-2017) - Tribunal reduz honorários em causa sem condenação
  •  (27-07-2017) - TRF1 - Vedada acumulação de pensão por morte de cônjuge
  •  (27-07-2017) - TRF1-Devem ser restituídos valores pagos indevidamente à previdência por detentores de mandato
  •  (27-07-2017) - TRT2: são impenhoráveis recursos oriundos do SUS e repassados a instituição privada para custeio
  •  (27-07-2017) - STF - Gravação de audiência de custódia não exime juiz de fundamentar prisão por escrito
  •  (27-07-2017) - Decisão do TJRJ
  •  (27-07-2017) - CNJ-Medidas para desafogar o Judiciário são foco de pesquisa do CNJ
  •  (27-07-2017) - TRT6 - Tribunal considera ilegal a investidura compulsória na função de depositário de bens
  •  (27-07-2017) - TJSC - Condenado dono de cão que agrediu síndico após ser advertido por questão de higiene
  •  (27-07-2017) - TJRS - Juizado do Torcedor recebe casos de posse de entorpecente
  •  (27-07-2017) - TJRO -Cancelamento de convocação para posse em cargo público gera indenização, decide Turma Recursal
  •  (27-07-2017) - TRF3 nega uso de força policial para reintegração de posse de imóvel construído à beira de rodovia
  •  (26-07-2017) - STF - 2ª Turma concede prisão domiciliar a condenado que cumpria pena em regime mais gravoso
  •  (26-07-2017) - TJDFT - Turma reforma sentença para permitir cumprimento após decisão de 2ª instância
  •  (26-07-2017) - TRF1 - Ausência de dolo absolve réus do crime de sonegação de contribuição previdenciária
  •  (26-07-2017) - STJ - Juros de mora no descumprimento de obrigação ilíquida incidem apenas a partir da citação
  •  (26-07-2017) - Decisão do TJRJ
  •  (26-07-2017) - TRT21 - Juiz determina retenção de créditos de empresa de vigilância em órgãos do Estado
  •  (26-07-2017) - TJAC - Réu condenado por roubo majorado também deverá devolver quantia subtraída de vítima
  •  (26-07-2017) - TJAC - Câmara Criminal não aceita tese de legítima defesa sem provas concretas
  •  (26-07-2017) - TRT3 identifica “confusão” em caso de viúva que era ao mesmo tempo credora e devedora dos créditos
  •  (26-07-2017) - STJ - Prisão domiciliar com monitoramento eletrônico não é alternativa ao regime semiaberto
  •  (26-07-2017) - STJ - Extensa folha penal justifica necessidade de exame criminológico para progressão de regime
  •  (26-07-2017) - STJ - Definição do juízo para processar ação de guarda deve obedecer ao princípio do melhor interess