OAB Niterói online
Notícias
OAB Niterói recebe obra advogada e artista plástica Amneris Hartley, doada advogado André Rebêlo

OAB Niterói recebe obra da advogada e artista plástica Amneris Hartley, doada pelo advogado André Rebêlo

 

Advocacia e Arte caminham juntas. Partindo desta premissa, a OAB Niterói recebeu a doação de uma belíssima e valiosa obra da advogada e artista plástica Amneris Hartley, intitulada "Angel".

O quadro foi entregue ao presidente Antonio José Barbosa da Silva pelo advogado André Rebêlo Araújo, durante uma prestigiada solenidade realizada no Salão Nobre da entidade, que contou com a presença de conselheiros, presidentes e delegados de comissões e inúmeros advogados da Subseção de Niterói, além de Karlos Devillart, representando a OAB São Gonçalo; Pedro Gomes, diretor da Afat; e Jairo Gabriel, representando a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. Presente, também, a curadora Vera Figueredo.

A obra irá integrar a pinacoteca da entidade, que já possui 24 quadros de diferentes artistas, compondo o gabinete e salas da sede da Subseção.

Amante das artes plásticas, André Rebêlo diz que a iniciativa de doar o quadro à Subseção ocorreu após saber que o presidente Antonio José compartilhava da mesma paixão.   

"Em outubro de 2015, o então candidato à reeleição e nosso  presidente Antonio José disse que, caso fosse reeleito, \\\\\\\\\\\\\\\'a porta do gabinete continuaria sempre aberta, sem necessidade de hora marcada\\\\\\\\\\\\\\\'. E de fato isso aconteceu. Há duas semanas tive o privilégio de lhe fazer uma visita surpresa, na presença dos colegas Pedro Gomes e Renée de Souza Cunha, na qual falamos sobre a beleza dos quadros que compõem a sede da Subseção. Contei-lhe que tinha recebido um quadro da falecida artista plástica Amneris Hartley, também advogada, que seria um pecado a bela obra não estar acessível aos colegas de profissão. Veio daí a ideia de doá-la à OAB Niterói", contou André Rebêlo, completando:

"Afinal, a advocacia é a arte suprema da persuasão, a arte da retórica, a arte do debate. Entrego o presente ao nosso \\\\\\\\\\\\\\\'Toninho\\\\\\\\\\\\\\\', para que ele divida sua paixão pelas artes pelos corredores da Subseção", declarou.

O presidente agradeceu o valioso presente e citou sua ligação com as artes:

"Herdei a paixão pela arte de meus familiares. Meus avós, pais, irmão, tios e primos sempre valorizaram a beleza dos quadros e esculturas. A arte é cativante e sensibiliza as pessoas, fazendo-as refletir e viajar", exaltou Antonio José.

Um importante intercâmbio

"Soube da afinidade pelas artes, que ligava o presidente Antonio José e o colega André Rebêlo e fiz a ponte entre eles, contribuindo assim para o intercâmbio da doação da obra de arte à OAB Niterói. Quem ganha com isso é a advocacia", relatou Pedro Gomes. 

"Os herdeiros de Amneris Hartley esperam que esta obra ilumine o prédio da OAB Niterói", de forma a encantar pensamentos dos futuros e novos advogados fluminenses", exaltou a curadora Vera Figueredo.

Vida pela arte e advocacia

Criada em Salvador, na Bahia, Amneris Carvalho Hartley mudou-se para o Rio de Janeiro em 71, onde se formou em Direito. Publicou dois livros de poesia: "Desnudando a alma", pela Editora Olimpo; e  "Reflexos do tempo", pela Presença Editora. Autodidata, dedicou-se às artes plásticas a partir da década de 80, com preferência pela figura humana. Criou figuras profanas, seminuas e sensuais, apreciando a arte sacra, principalmente anjos.

A artista faleceu em 2017, aos 83 anos, deixou três filhos e tinha como paixão a Advocacia, a Arte e a Literatura. Foi profissional atuante na Advocacia carioca, contribuindo em muito com seus ensinamentos.



back