OAB Niterói online
Notícias
Sensação de dever cumprido

 

Sensação de dever cumprido


Antônio José deixará  presidência da OAB Niterói para se dedicar à advocacia trabalhista e escrever um blog


Pela primeira vez em 12 anos, a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Niterói não terá Antônio José Barbosa da Silva como presidente. O advogado e jornalista, de 80 anos, reconhecido por todos da classe como um exemplo de empenho, optou por não concorrer ao pleito deste ano, vencido por Cláudio Vianna, na última quarta.


Sua fama de compromissado é facilmente comprovada. Toninho, como gosta de ser chamado pelos colegas advogados, concordou em conceder entrevista a O FLUMINENSE na última semana. Um dia antes da data marcada, ele sofreu um acidente em casa e quebrou o fêmur da perna direita.


O encontro acabou adiado e remarcado para um dia em que estivesse já recuperado, após a cirurgia. Antônio José fez questão de manter a agenda, concedendo a entrevista no leito do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN).


Ao longo do extenso período na presidência da Ordem, Toninho, o “eterno presidente”, como era chamado, colecionou conquistas para os advogados niteroienses. Entre elas, criou escritórios compartilhados que podem ser usados gratuitamente, disponibilizou cursos de qualificação on-line, também gratuitos, e adquiriu vans para o transporte de advogados, entre outros feitos.


“Quando eu assumi a OAB de Niterói, tudo estava por fazer. Saio, hoje, deixando uma OAB com tudo o que você possa imaginar. Escritórios compartilhados, salas de estudo e transporte, por exemplo. Tenho a sensação de dever cumprido”, declarou, satisfeito.


Sobre o resultado das últimas eleições, o presidente, que ainda exerce mandato até o final deste ano, afirma que já esperava a vitória da Chapa 1, de Vianna, que fez questão de visitá-lo no hospital um dia após ter vencido nas urnas. Antônio José acredita que sua subseção será bem-cuidada.


“Eu já esperava que o Cláudio ganhasse. Eu sei que ele vai batalhar, a OAB está em boas mãos. Ele tem tudo para fazer uma boa administração, tem experiência, tempo de casa, já participou de várias administrações”, avalia.


Como dica para o sucesso no cargo, entretanto, o advogado alerta, do alto de seus 12 anos de experiência, que existe uma virtude, de importância fundamental, que deve ser cultivada pelos presidentes.


“O segredo do sucesso quando se está em um cargo de presidência é a humildade para poder administrar. A vaidade não pode assumir, em nenhuma hipótese. Quando ela assume, tudo é contaminado. Tem que saber somar, deixar o ego de lado, caso contrário, não se consegue realizar nada”, aconselha.


Como grande feito de seu último mandato, Antônio José conseguiu intermediar, entre a Prefeitura de Niterói e a Justiça Federal, a construção de um novo prédio, previsto para ser entregue em 2020, que servirá como novo fórum federal na cidade. Em audiência pública realizada no mês de outubro, na Câmara Municipal, tanto juízes e desembargadores, quanto representantes do Executivo de Niterói, atribuíram a ele a ideia da parceria e a articulação para que tudo fosse possível.


Em uma análise profissional, qualquer pessoa classificaria a vida de Antônio José como bem-sucedida. Segundo o próprio, entretanto, poucos requisitos são necessários para que novos advogados niteroienses também consigam êxito.


“Para se trabalhar como advogado é preciso, antes de tudo, ter gosto para a advocacia. O advogado novo, hoje, em Niterói, já conta com uma estrutura para que ele possa exercer a profissão, o que não existia. A partir disso, sendo ético, a carreira caminha por si só”, explica.


Longa carreira – Este é apenas mais um dos capítulos na extensa carreira de Antônio José. O advogado trabalhista iniciou no mercado de trabalho atuando como jornalista, nos jornais Diário de Notícias e O FLUMINENSE, além de assessorias de comunicação.


Adentrando no mundo do Direito, presidiu a Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat) em três oportunidades, além de fundar e dirigir a Escola Superior da Advocacia do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (Esat/RJ).


Antônio José assumiu pela primeira vez a presidência da OAB Niterói em 2006 após uma vitória apertada, quando por apenas 87 votos venceu a chapa de situação. Nas três eleições seguintes, o advogado e jornalista foi reeleito com larga margem de vantagem.


Futuro – Deixando a presidência, Antônio José diz que pretende continuar exercendo a advocacia trabalhista. Ele também planeja, entretanto, voltar a atuar como jornalista.


“Vou criar um blog para falar sobre tudo, sobre a vida. Mas isto só para o ano que vem”, revelou.


Outra intenção declarada – e mais imediata – é uma viagem para a Itália. Mas ainda antes disto, Toninho precisa resolver um problema.


“No final deste ano vou para a Itália, em Lazio, onde meu pai nasceu. Antes disso tudo, entretanto, ainda tenho que fazer fisioterapia”, brincou o ex-presidente, enquanto apontava para sua perna direita.


Entrevista publicada no Jornal O Fluminense em 25 de novembro de 2018


 


back

:: Mais Noticias
  •  (13-12-2018) - Vice-presidente eleita da OAB/RJ,Ana Tereza Basílio é a paraninfa da última turma de novos advogados
  •  (11-12-2018) - Desembargador Claudio de Mello Tavares é eleito presidente do TJRJ
  •  (07-12-2018) - Juiz Alexandre Chini Neto é nomeado assessor da diretoria da Escola Nacional da Magistratura
  •  (06-12-2018) - Vitória para a advocacia
  •  (06-12-2018) - Obrigado!
  •  (05-12-2018) - 30 anos da Constituição Federal
  •  (04-12-2018) - Presidente da Fundação Municipal de Educação é condecorado com Medalha José Clemente Pereira
  •  (30-11-2018) - Sensação de dever cumprido
  •  (29-11-2018) - Andra Luiza Geraldino Rocha da Silva assume presidência Comissão Defesa, Assistência e Prerrogativas
  •  (27-11-2018) - Subseção Niterói realiza palestra com enfoque na “OAB e o advogado’, dia 3 de dezembro
  •  (26-11-2018) - Palestra na OAB Niterói discute os ‘Pontos controvertidos da Reforma Trabalhista’, dia 4 de dezembro
  •  (16-11-2018) - Palavra do presidente: Fatos relevantes
  •  (09-11-2018) - Palavra do presidente: Chumbo grosso
  •  (09-11-2018) - TRT/RJ elege nova administração para o biênio 2019/2021
  •  (01-11-2018) - Palavra do presidente: Medalha de ouro
  •  (26-10-2018) - Palavra do presidente: O que fazer?
  •  (25-10-2018) - Artigo: O IMPACTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA SOCIEDADE
  •  (19-10-2018) - Palavra do presidente: Sem sentido
  •  (16-10-2018) - Artigo: Órfãos
  •  (11-10-2018) - Palavra do presidente: Verdade
  •  (05-10-2018) - Artigo: Mais problemas
  •  (04-10-2018) - Artigo:O DANO SINÉTICO E O FIM DO MERO INADIMPLEMENTO CONTRATUAL
  •  (02-10-2018) - Artigo: Caridade