OAB Niterói online
Notícias
Presidente Claudio Vianna e diretoria da OAB Niterói tomam posse solene em cerimônia festiva

Presidente Claudio Vianna e diretoria da OAB Niterói tomam posse solene em cerimônia festiva no Teatro Abel, com a presença de Luciano Bandeira e Ana Tereza Basílio, presidente e vice-presidente da Seccional RJ


A advocacia niteroiense lotou o Teatro Abel nesta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, para acompanhar de perto a posse festiva do novo presidente da OAB Niterói, Claudio Vianna, sua diretoria e os 75 conselheiros.
A nova diretoria, para o triênio 2019/2021, é composta pelos advogados Elio Ferreira, vice-presidente; Eni Cezar de Campos Lima, secretária-geral; Helga Lise Mansur, secretária adjunta, e Ralph de Andrade, diretor-tesoureiro.
A cerimônia contou com a presença de Luciano Bandeira e Ana Tereza Basílio, respectivamente presidente e vice-presidente da Seccional RJ, e do presidente da Caarj, Ricardo Menezes.
Na solenidade estiveram cerca de 600 convidados, entre representantes do Poder Judiciário do Estado do Rio e os presidentes das seguintes subseções: de São Gonçalo, Eliano Enzo; de Petrópolis, Marcelo Schaefer; de Itaboraí, Lauro Mattos Júnior, e de Nova Iguaçu, Hilário Franklin, bem como seu vice, Antônio de Pádua.
Presentes também personalidades da sociedade niteroiense, políticos, representantes de entidades de classe e familiares dos empossados, bem como os desembargadores André Fontes, presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2); desembargadores Cláudio Tavares de Oliveira Júnior, da 8ª Câmara Criminal do TJ/RJ, e Roberto Guimarães, presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, dentre outros convidados.
Da diretoria da OAB/RJ estiveram ainda presentes Álvaro Quintão, secretário-geral e presidente do Sindicato dos Advogados do RJ; Fábio Nogueira, secretário adjunto e diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), e Marcello Oliveira, diretor-tesoureiro, além de Carlos André Pedrazi, assessor executivo da presidência; Alfredo Hilário de Souza, procurador geral; Aderson Bussinger, diretor do Centro de Documentação e Pesquisa, e Hélio Moura Filha, assessor especial da presidência da Caarj.
Presentes, ainda, da OAB Niterói, o diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), José Carlos de Oliveira, e Marcelo Antônio de Paulo Rei, diretor do Departamento de Cultura e Eventos, bem como o diretor-executivo Hélio Considera.  
Também estavam presentes na solenidade os advogados Orquinézio de Oliveira e Fernando Guedes de Azevedo, ambos ex-presidentes da OAB Niterói.
Ao dar a posse oficial ao presidente da OAB Niterói, Luciano Bandeira exaltou a importância da entidade para a advocacia do Estado, lembrando que a Seccional RJ surgiu na época em que a cidade era a capital do Rio de Janeiro.
“Com a transferência da capital do Estado do Rio, a 16ª Subseção, atualmente a maior do país, manteve o seu status, sendo considerada praticamente uma Seccional. Neste dia de festa, aproveito para enaltecer a advocacia do nosso Estado e agradecer aos advogados de Niterói, representados aqui pelo presidente Claudio Vianna. Ele é um lutador, batalhou muito pela advocacia e merece estar aqui hoje como presidente da classe. É bom lembrar que ele não é um iniciante. Já tinha participado da diretoria anterior, é um advogado militante e conhece os problemas do dia a dia da classe. É deste tipo de liderança que a Ordem precisa. A advocacia é uma profissão muito difícil, que exige tenacidade. Tenho certeza que a OAB Niterói está em boas mãos”, declarou.
Luciano Bandeira vê em Claudio Vianna um forte aliado, e continuou:
”A Ordem dos Advogados do Brasil se coloca para apresentar soluções e ideias. Eu tenho certeza que Claudio será um instrumento desta força aqui em Niterói. Isso vai gerar uma vida melhor para a advocacia da cidade. Quero lembrar que os advogados são a voz da cidadania”.
Emocionado, Claudio Vianna abriu seu discurso agradecendo a Deus, toda sua família e amigos. Em seguida, citou a presença do presidente Luciano Bandeira e da vice, Ana Tereza Basílio, das personalidades do mundo jurídico, autoridades e todos os presentes. Fez questão também de exaltar a figura do ex-presidente Antonio José Barbosa da Silva, que esteve à frente da Subseção por quatro mandatos, de 2007 a 2018.
“Comunico que recebi uma ligação do eterno presidente e amigo, a quem agradeço muito, na qual ele informava que lamentavelmente não poderia comparecer à cerimônia por questões de saúde e me pediu que enviasse a todos os advogados e advogadas um forte e fraternal abraço. Ele também desejou votos de sucesso à nova diretoria e ao conselho que hoje também toma posse”, declarou.
O novo presidente aproveitou a oportunidade para anunciar que Antonio José Barbosa da Silva recebeu do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil um diploma “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em favor da preservação do Estado Democrático de Direito e da Advocacia Nacional”, no transcurso das comemorações do trigésimo aniversário da promulgação da Constituição Federal.
Vianna declarou que a nova diretoria da OAB e seus conselheiros estão iniciando o mandato com grande sentimento de esperança.
“Desejamos uma advocacia melhor não só para a cidade de Niterói, mas também para o Estado do Rio de Janeiro. Para isso, implementaremos uma gestão com total transparência, para que os advogados possam acompanhar tudo que é feito na entidade, não só em atos administrativos, como também em questões financeiras”, promete.
O presidente também afirmou que, juntamente com sua diretoria, planejam oferecer uma Escola Superior de Advocacia de ponta, para atender às necessidades não só do jovem advogado como também do advogado da “melhor idade”.
“Com o avanço das novas tecnologias, os advogados foram afastados do processo eletrônico. A mensagem que deixo para os meus colegas é: vamos arregaçar as mangas e trabalhar. Vamos honrar os votos que nós tivemos”, declarou Vianna.
Claudio Vianna também exaltou a importância do respeito aos advogadas e advogados, que exercem papel fundamental na administração da Justiça.
“Somos sim os criadores das teses jurídicas, que dão corpo á ciência do Direto e através da capacidade postulatória transformamos o desejo popular, o Direito violado e as injustiças, em ação técnica de atuação, de forma a permitir o poder jurisdicional aplicar a medida legalmente adequada. Somos, portanto advogadas e advogados, a voz da cidadania, que não pode se calar, pois calando-a  estaremos amordaçando o próprio povo” , exaltou.   

                                               
Melhorias para os advogados


Vianna também antecipou que a OAB Niterói vai ampliar os serviços oferecidos hoje pela Caixa de Assistência aos Advogados (Caarj). Além de melhorar o transporte gratuito do micro-ônibus do Centro para o Fórum de Pendotiba vai implementar, em parceria com a OAB de São Gonçalo, o trajeto para os fóruns daquela comarca.
Também presentes na solenidade as seguintes autoridades: Elio Ferreira de Souza Júnior, procurador da Fazenda Nacional; Zelina Caldeira, presidente da Associação Médica Fluminense; Luiz José Martins Antonio Silva Filho, presidente da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro; Reinaldo José de Almeida, presidente da Clube dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Acaerj); Frederico França, tesoureiro da Caarj, e Joubert Baesso, presidente da Academia Fluminense de Letras de Niterói.
Presentes ainda Luiz Vieira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); juiz Jerônimo Kalifi, do 2º Juizado Cível; juiz José Carlos Garcia, da 3ª Vara Federal, representando o presidente eleito do TRF da 2ª Região, desembargador Reis Friede; vereadores João Gustavo e Paulo Eduardo Gomes; Marcelo Gomes Cruz, presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat); Levy Pinto de Castro Filho, diretor regional da Associação Brasileira de Advogados Públicos (Abrap); capitão de mar-e-guerra Ana Cristina Amorim Ferreira, representando o comandante do 1º Distrito Naval, Almirante Cunha; Gustavo Fuscaldo, conselheiro da OAB/RJ e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); André Marques, diretor de Acompanhamento Legislativo do IAB, representando a presidente Rita Cortez; André Marques, representando o diretor do Fórum Estadual de Niterói, juiz Alexandre Scisínio.



back

:: Mais Noticias
  •  (17-04-2019) - OAB Niterói encerra campanha para arrecadar doações para casas de acolhimento de vítimas daviolência
  •  (17-04-2019) - José Henrique Macena é o novo presidente da Comissão de Previdência Social da OAB Niterói
  •  (16-04-2019) - Presidente da Comissão de Assuntos Tributários da 16ª Subseção firma parceria com CDL Niterói
  •  (11-04-2019) - Artigo do Presidente: Hinos que regem a nossa vida
  •  (11-04-2019) - OAB Niterói assina convênio com Laboratório de Análises Clínicas Pascoto,com desconto para advogados
  •  (10-04-2019) - Karin Ferreira Dias Rangel será paraninfa de turma de novos advogados e estagiários na OAB Niterói
  •  (09-04-2019) - Comunicado OAB Niterói
  •  (09-04-2019) - Representante de alunos da Faculdade de Nutrição da UFF entrega doações para a campanha
  •  (09-04-2019) - OAB Niterói suspende solenidade de entrega de carteiras devido às fortes chuvas de hoje
  •  (05-04-2019) - Sheila Provietti assume Comissão dos Juizados Especiais Estaduais da OAB Niterói
  •  (05-04-2019) - Fernando Praxedes será paraninfo da turma de novos advogados e estagiários de Direito
  •  (04-04-2019) - Claudio Vianna empossa Comissão de Igualdade Racial da OAB Niterói exaltando a importância do tema
  •  (04-04-2019) - Presidente da Abami visita OAB Niterói para estreitar relações e parcerias em ações conjuntas
  •  (04-04-2019) - Claudio Vianna recebe advogados para tratar da posse das Comissões de Cultura Jurídica e Diversidade
  •  (04-04-2019) - Bruno Lessa visita OAB Niterói para fazer sua doação à ‘1ª Campanha para arrecadação de doações'
  •  (04-04-2019) - Artigo do Presidente: SAÚDE AO ADVOGADO
  •  (03-04-2019) - OAB Niterói discute a ‘Lei de Distratos: temas relevantes e questões controvertidas’,dia 11 de abril
  •  (29-03-2019) - Márcia Bernardino toma posse como presidente da Comissão de Direito de Família da OAB Niterói
  •  (29-03-2019) - OAB Niterói fecha convênio com Clínica Niterói de Psicologia, que concede 50% de desconto
  •  (27-03-2019) - Subsecretário Municipal do Idoso, Leonardo Picanço, visita presidente da OAB Niterói
  •  (27-03-2019) - Fernando Tinoco assume presidência da Comissão de Políticas Públicas e Controle Social da OABNiterói
  •  (27-03-2019) - Artigo do Presidente: ALÉM DA VIOLAÇÃO ÀS PRERROGATIVAS DO ADVOGADO
  •  (21-03-2019) - Artigo do Presidente - 22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA
  •  (20-03-2019) - Comissão de Assuntos Tributários da OAB Niterói realiza plantão para ajudar na declaração do IR
  •  (20-03-2019) - OAB Niterói assina convênio com a Ótica Cristale & Hospital de Óculos, concedendo desconto
  •  (20-03-2019) - OAB Niterói inova e cria Comissão de Fashion Law – Estudos em Direito da Moda
  •  (20-03-2019) - OAB Niterói debate a ‘Lei das academias em condomínio edilício’ dia 1º de abril, no auditório
  •  (19-03-2019) - Comissão OAB Jovem enfoca ‘Ética, prerrogativa e marketing jurídico’ durante palestra dia 27
  •  (19-03-2019) - OAB Niterói entrega carteiras a novos advogados e estagiários de Direito dia 28
  •  (15-03-2019) - OAB Niterói empossa Comissão de Proteção e Defesa dos Animais
  •  (15-03-2019) - Laila Falconi toma posse como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Niterói
  •  (15-03-2019) - Comissão de Apoio à Terceira Idade da OAB Niterói toma posse e antecipa projetos de atuação
  •  (15-03-2019) - Gerente do INSS visita presidente da OAB Niterói e promete regularizar atendimento aos advogados
  •  (14-03-2019) - Artigo do Presidente: 15 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR
  •  (14-03-2019) - OAB Niterói enfoca o ‘Respeito às diferenças, exercendo o direito à igualdade’ em palestra no dia 20
  •  (14-03-2019) - Dia Internacional contra a discriminação racial será celebrado na OAB Niterói com palestra
  •  (13-03-2019) - Comissão de Apoio à Terceira Idade da OAB Niterói inicia plantão para atender a população idosa
  •  (12-03-2019) - Advogado Cléber Barros enfoca ‘Imposto de Renda dos Advogados’durante palestra na OAB Niterói,dia 19
  •  (11-03-2019) - OAB Niterói comemora Dia Mundial do Consumidor com orientação jurídica gratuita nesta sexta-feira,15
  •  (11-03-2019) - OAB Niterói lança campanha de doações para casas de acolhimento de vítimas da violência doméstica
  •  (08-03-2019) - As mulheres merecem todo reconhecimento
  •  (07-03-2019) - Artigo: Violência Doméstica
  •  (28-02-2019) - OAB Niterói estará em recesso entre os dias 1º e 6 de março.Sala dos Advogados e van funcionam sexta
  •  (27-02-2019) - Marcelo Funes é o presidente da Comissão de Direito Imobiliário na nova gestão da OAB Niterói
  •  (27-02-2019) - OAB Niterói empossa José Ricardo Oliveira Lessa como presidente da Comissão de Direitos Humanos
  •  (27-02-2019) - Fernanda Ferreira Lopes Tavares assume presidência da Comissão OAB Jovem de Niterói
  •  (25-02-2019) - Turma de novos advogados e estagiários de Direito receberá carteira na OAB Niterói amanhã, dia 26
  •  (25-02-2019) - Regras para declaração do Imposto de Renda já foram divulgadas. OAB Niterói orienta advogados
  •  (20-02-2019) - OAB Niterói participa da consulta pública para criação do Parque Natural Municipal da Água Escondida
  •  (20-02-2019) - OAB Niterói cria Comissão de Orientação e Triagem, presidida por Jocelin Marry da Silva
  •  (20-02-2019) - Paulo Sérgio dos Santos reassume Comissão de Integração Comunitária da OAB Niterói
  •  (19-02-2019) - Eliana do Nascimento Barboza assume nova Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica
  •  (18-02-2019) - OAB Niterói homenageia os jornalistas na passagem do Dia do Repórter
  •  (15-02-2019) - Márcio Ferreira Teixeira toma posse como presidente da Comissão Especial de Assuntos Tributários
  •  (15-02-2019) - Helga Mansur toma posse como presidente da Comissão OAB Mulher
  •  (14-02-2019) - COMUNICADO
  •  (12-02-2019) - OAB Niterói lamenta morte prematura do jornalista Ricardo Boechat, originário da cidade
  •  (08-02-2019) - Gerente da agência da Caixa Econômica no TRT visita presidente da OAB Niterói
  •  (08-02-2019) - Presidente Claudio Vianna e diretoria da OAB Niterói tomam posse solene em cerimônia festiva
  •  (06-02-2019) - OAB Niterói participa de reunião para debater a segurança na cidade
  •  (05-02-2019) - Presidente da OAB Niterói recebe visita de cortesia do presidente-chanceler do Ifec
  •  (05-02-2019) - Entrada de serviço causa polêmica em condomínio na Boa Viagem, em Niterói
  •  (05-02-2019) - Salto na conta de luz em Niterói gera abaixo-assinado
  •  (05-02-2019) - Próxima turma a receber carteiras na OAB Niterói, dia 7, terá como paraninfo diretor da ESA
  •  (23-01-2019) - Posse solene da nova Diretoria e Conselho da OAB Niterói será dia 6 de fevereiro, no Teatro Abel
  •  (21-01-2019) - OAB Niterói realiza primeira entrega de carteiras na gestão de Claudio Vianna no dia 24
  •  (07-01-2019) - OAB/Niterói: Cláudio Vianna anuncia primeiras medidas
  •  (04-01-2019) - Cláudio Vianna assina termo de posse como presidente da OAB Niterói
  •  (17-12-2018) - OAB Niterói estará em recesso de 20 de dezembro a 2 de janeiro para as festas de fim de ano
  •  (12-12-2018) - PREITO DE AGRADECIMENTO: Diretores, Conselheiros,Presidentes e Delegados de Comissões e Funcionários
  •  (12-12-2018) - NOTA DE AGRADECIMENTO AOS AMIGOS DA OAB
  •  (10-12-2018) - AGRADECIMENTO AOS AMIGOS DA IMPRENSA
  •  (06-12-2018) - Vitória para a advocacia
  •  (06-12-2018) - Obrigado!
  •  (05-12-2018) - 30 anos da Constituição Federal
  •  (04-12-2018) - Cláudio Vianna eleito em Niterói
  •  (04-12-2018) - Bandeira vai presidir a OAB/RJ
  •  (30-11-2018) - Sensação de dever cumprido